fbpx
Educação

A Criatividade está dentro de Nós

A criatividade nasce dentro de nós, desde o momento em nascemos. A nossa criatividade tem de ser desenvolvida desde tenra idade e esse papel cabe inicialmente aos progenitores e só depois ao sistema educacional.

Os pais na educação do seus educados têm de ter como uma das prioridades, além da actividade física e da ética moral, o incentivo à actividade intelectual, estimulando a leitura, a prática da escrita, o ensino da música, tanto na parte auditiva como na aprendizagem de instrumentos musicais. Devem promover na criança o entusiasmo por toda a área  cultural existente e isto irá ajudar a desenvolver a criatividade  e manter o cérebro sempre activo.

Toda a criança que é incentivada a ter uma actividade intelectual, não descurando nunca a actividade física, crescerá sempre com a convicção que a sua intelectualidade a poderá ajudar a superar qualquer obstáculo que na sua vida surja.

Actualmente, com as novas tecnologias, os jovens têm outros interesses, como os jogos e as redes sociais, mas, quando incentivados a ter uma vida intelectual activa, ficam entusiasmados por uma faceta que para eles era desconhecida, ganhando novos horizontes.

Uma amiga, formadora de workshops de escrita criativa para crianças, costuma comentar que os pais ficam sempre mais renitentes em que os filhos participem nesses eventos, mas, quando acaba a sessão e notam a alegria com que as crianças saem e pedem para voltarem, ficam estupefactos.

Toda esta aprendizagem é deveras útil para as crianças, que, ao tornarem-se adultos, vão mais bem preparadas para a vida profissional. Conseguem aliar a criatividade adquirida ao longo dos anos às regras implantadas pelo mercado de trabalho, conseguindo ser criativos, criando novos métodos de trabalho que só lhes trará benefícios na hierarquia empresarial.

O mesmo se passa nas artes. O incentivo à criatividade torna os indivíduos mais criativos, o que aliado às novas ferramentas tecnológicas, faz com que consiga criar novos conceitos de arte, sem a pretensão de alterar a arte propriamente dita, mas oferecendo-lhe uma roupagem mais actual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.
%d bloggers like this: