fbpx
ArtesCultura

A arte e a criatividade

A criatividade vive em nós e multiplica-se sempre que a espicaçamos. Não está estagnada, precisa de crescer e deixar-se levar por tudo o que temos ao nosso redor para se projetar e expandir. Por muita que se tenha, teremos sempre mais quando procuramos inspiração na natureza ou na arte.

A arte é uma fonte inesgotável de inspiração para a criatividade. As ideias dos outros, a forma como pintam, escrevem ou constroem determinadas obras abrem-nos a mente para possibilidades concretas que irão despertar a nossa imaginação. Nada disto é novo, todos nós sabemos que isto acontece.

As pessoas com maior sensibilidade ou tendências artísticas mais vincadas poderão comprovar. A aprendizagem pela partilha é uma dádiva que a arte nos dá e que os artistas altruisticamente oferecem à humanidade e são uma fonte inesgotável de inspiração!

O processo de criação precisa de absorver inspiração de diversas fontes para crescer e desenvolver novas formas. A liberdade criativa carece de emersão e total dedicação, tal como o desenvolvimento de uma criança na barriga da mãe, cada etapa acrescenta um novo desenvolvimento ao ser que há-de vir, assim também se processa com a criatividade.

Não é à toa que os grandes movimentos artísticos surgiram da interação entre diversos artistas, dos mais variados campos, que comungando do mesmo amor pela arte se juntaram para debater e definir tendências. É nesta saudável partilha entre eles que nascem grandes obras e se definem importantes trajetórias artísticas.

Basta relembrar o movimento surrealista, que foi um movimento artístico e literário nascido em Paris na década de 1920, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais e que reuniu artistas anteriormente ligados ao dadaísmo e outras correntes conquistando dimensão mundial.

A arte é o impulso que o mundo precisa e todos nós, para alargarmos horizontes e expandirmos a nossa criatividade. Mesmo que não tenhamos tendência para trabalhar com arte ou produção artística, a arte ajuda o cérebro a analisar novas possibilidades para explorarmos a nossa sensibilidade e compreensão do mundo. Precisamos da arte para alcançarmos a profundidade da alma e valorizarmos a vida.

Photo by Mick Haupt on Unsplash

Sofia Cortez

Sofia Cortez marketeer por acaso, escritora em desenvolvimento e artista por vocação. Não existe uma linha condutora para a criatividade, só a vontade de criar. Entre os seus trabalhos estão uma Exposição de Croquis de Moda realizada 97 no Espaço Ágora, curso de desenho na Sociedade de Belas Artes em Lisboa, a participação em feiras de artesanato com o projeto: Nomes em Papel para crianças, um livro editado em 2018 “Devemos voltar onde já fomos felizes”, várias participações em coletâneas de autores em poesia e conto, blogger no blog omeuserendipity.blogspot.pt, cronista, observadora, curiosa com o mundo e aprendiz de todos os temas que permitam o desenvolvimento humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.
%d bloggers like this: