fbpx
Bem-Estar

O incrível poder da nossa força interior

É muito importante na vida possuirmos uma fortaleza interior para fazermos face aos momentos de crise que a vida nos pode colocar. Não é só o nosso organismo biológico que precisa de um sistema imunitário. Nós também precisamos daquilo a que eu chamo de um forte sistema imunitário emocional. Porque existem vários vírus que podem ameaçar a nossa felicidade. Falo do vírus da tristeza, da inveja, da arrogância, da insegurança, da ansiedade, da apatia, do pessimismo, entre muitos outros.

Investir no desenvolvimento da nossa força interior é um acto de enorme bom senso e lucidez. É zelarmos pela nossa saúde mental e emocional e invadir o nosso ser com os anti-corpos  da paz, da confiança, da coragem e da alegria.

Eu observo e medito muito sobre o comportamento das pessoas nos mais diferentes contextos. E vejo muita fraqueza e insegurança em muitas pessoas. Vejo pessoas a alegrar-se com o fracasso dos outros e a entristecer-se com o sucesso dos outros. Vejo pessoas com medo de dar opinião e de serem elas próprias por medo de serem julgadas. Vejo pessoas com uma baixa tolerância à frustração e às situações de adversidade e tribulação. Vejo pessoas pessimistas, tristes e ansiosas que não conseguem ver nada de bom em nada e em ninguém. Pessoas que não se divertem e não divertem os outros. Pessoas que sentem a necessidade de se sentirem superiores e de terem poder. Claro que há saudáveis excepções, mas infelizmente são excepções e não a regra.

E o que é necessário para ter um sistema imunitário saudável? É necessário nos nutrirmos com as vitaminas do auto-conhecimento e da experiência. Conhecermos os nossos pontos fortes e as nossas fraquezas. Confiarmos nas nossas capacidades e sermos tolerantes com os nossos erros e falhas. É termos consciência que os nossos problemas e fracassos são temporários e que existe sempre a possibilidade de dar a volta por cima. É procurarmos e desfrutarmos a felicidade nas coisas simples da vida. É vivermos de consciência tranquila, esquecendo o que não deu certo no passado e não pensar de forma obcecada no futuro. É sermos seletivos na escolha dos pensamentos: É focarmo-nos nas soluções e nas capacidades que temos e não nos problemas que existem e não existem. É sermos agentes proativos e não passivos e à espera que terceiros façam por nós o que só nós podemos fazer. A auto-estima, a confiança e os nossos conhecimentos que provém da nossa experiência de vida são os anticorpos que fortalecem o nosso sistema imunitário emocional e nos protegem dos vírus da ansiedade, do medo, da inveja, do orgulho, da arrogância, da tristeza, da inoperância, da passividade e do pessimismo. Esses vírus tem o incrível poder de sabotar a nossa felicidade e de paralizarem as nossas capacidades para alcançar as oportunidades que sempre sonhamos alcançar.

Se tivermos um sistema imunitário emocional saudável seremos pessoas mais felizes e equilibradas. Mais alegres e mais agradáveis para nós próprios e para os outros. Evitaremos conflitos e problemas desnecessários e estaremos mais prontos para abraçarmos as boas oportunidades e momentos felizes que a vida tem para nos oferecer. Beberemos menos amargura e muito mais alegria e felicidade. E isso faz toda a diferença nas nossas vidas e das pessoas que nos são mais próximas. Na verdade, concordo com uma frase que li na internet: “O verdadeiro segredo da felicidade é estar em paz consigo mesmo”. A nossa verdadeira força está dentro de nós.

Cris David Silva

Gosto muito de cultura e desporto. Tenho opinião vincada sobre várias matérias e gosto muito de refletir sobre os mais diversos assuntos. Sou apologista de que a vida deve ser vivida um dia de cada vez e com muita esperança e confiança, sabendo de antemão que a vida não é fácil e que é preciso muita força de vontade para conseguir dar a volta às situações difíceis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.
%d bloggers like this: