+1 202 555 0180

Have a question, comment, or concern? Our dedicated team of experts is ready to hear and assist you. Reach us through our social media, phone, or live chat.

Medo, te impulsiona ou te afunda?

Já parou para pensar qual ou quais são os seus?

O que lhe aflige? Algum lhe paralisa? O medo protege, mas às vezes ilude. Tem quem julgue até como necessário para nos afastar do perigo, mas também nos pode distanciar das coisas que a vida pode nos dar. Das coisas boas que há!

Dos “simples”, como o medo de cão, de altura ou de andar de avião até os mais “complexos”, daqueles que nos travam a dar o próximo passo, seguir adiante. Do complexo para você pode ser o mais simples para mim. O parâmetro do medo só cada um sabe, quem tem e o que sente.

Até onde te trava? Até onde te leva? Fobia e medo se confundem, mas se diferem.

O medo assusta e é uma emoção normal, seja ser humano, seja em outro animal. A fobia é um transtorno, um medo exagerado e irracional. Vem com sintomas físicos, é desproporcional e persistentes. Limitam a vida de uma pessoa.

E o medo, não? Sim. Limita, trava, afasta, mas de certa forma, contribui para a nossa sobrevivência. Evita que possamos estar todo o tempo expostos ao dano. Quase um instinto de sobrevivência. É transitório, às vezes confesso, até salvador!

O perigo está se o tal medo cresce e se torna um gatilho e o stress, a ansiedade se tornam protagonistas. A sensação de algo ruim vai acontecer. E se assim atrai o que não era para ser? O organismo entra em alerta e a ameaça vem. Imaginação ou real situação? O medo é normal, mas em excesso atrapalha, confunde e afasta.

Medo de médico, de resultados e exames. De falar em público, até de socializar desconforto em se expor nos ambientes não conhecidos, entrevista de emprego, primeiro dia de aula. Comum do dia a dia! Só é possível controlar o que não deixamos nos dominar. Nossa mente, nosso guia.

Saber que não temos o controle de tudo pode apavorar e que o medo existirá, independente do que for, nos resta aprender a trabalhar com esse, focar e seguir adiante.

Vai e segue em frente. Foco e determinação colocam qualquer medo no chão. Com medo ou sem medo, o que tem de ser, depende de você. Vai!

Nota: Esse artigo foi escrito seguindo as regras do português do Brasil

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Love Swipe

Next Post

O crescimento do Chega: Entre desafios sociais e o populismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Read next

Conexão para Abril

Abril já se iniciou e, depois de um mês intenso e movimentado como foi o que passou, esperaríamos que estes…

A vida dá-nos asas!

O mundo surpreende-nos todos os dias quando o sol nos abre a porta da vida. Podemos ter a bagagem carregada de…