Aproximando-nos das chamadas «férias grandes», para a maioria das pessoas – ou já estando nelas –, deixo aqui algumas recomendações literárias para esta época, sempre considerada muito propícia para mais e renovadas leituras, com mais tempo, descanso e prazer pelas mesmas. E estas sugestões não se tratam apenas de novidades editoriais, mas de livros intemporais, que valem a pena ser lidos e relidos…
Nesta sétima crónica literária, revisitamos alguns títulos da PENGUIN RANDOM HOUSE, à volta dum tema tão fundamental: a «felicidade».
A Arte de Manter Boas Relações, de Dale Carnegie

Estamos perante um autor com mais de 50 milhões de livros vendidos (na soma de todos os seus títulos). Esta obra divide-se em dez capítulos, todos em consonância e com a finalidade prática de mudança na vida de quem a lê. São eles: Sim, tem carisma (cap. 1); Faça novos amigos – mantenha velhos amigos (cap. 2); Os três «C» – cooperação, colaboração, companheirismo (cap. 3); Conquistar a confiança (cap. 4); Conheça a sua equipa (cap. 5); Conquistar as pessoas para a sua maneira de pensar (cap. 6); Lidar com pessoas difíceis (cap. 7); Como discordar sem ser desagradável (cap. 8); O segredo para prestar e receber um serviço melhor (cap. 9); e Dominar as emoções (cap. 10). Um livro da Objectiva, com 242 pp.
10 Passos para uma Vida Mais Plena, de Dale Carnegie

“Ser alegre, comunicativo e extrovertido atrai oportunidades, é inegável. E ter uma personalidade forte e uma presença agradável, gregária, é vital para o bem-estar pessoal e determinante para o sucesso profissional”. Do autor dos bestsellers Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, esta obra está precisamente estruturada numa dezena de passos a percorrer: desenvolver uma boa autoimagem, estabelecer e atingir objetivos alcançáveis, tratar bem as outras pessoas, tornar-se um bom conservador, falar em público com confiança e convicção, gerir bons relacionamentos, vencer a preocupação e o medo, tornar-se um verdadeiro líder, ajudar os outros a vencer e viver uma vida harmoniosa. Assim atingiremos, certamente, uma vida com mais sentido, na sua plenitude. Um livro da Objectiva, com 316 pp.
Estoicismo e a Arte da Felicidade, de David Fideler

Na introdução desta obra, podemos vislumbrar, lendo, uma vida que vale realmente a pena viver. Depois, percorremos o sentido estoico da vida – e no final, com textos filosóficos de Séneca para nos ajudarem à compreensão – através dos 14 capítulos desta publicação: a arte perdida da amizade; valorize o seu tempo: não adie a vida; como vencer a preocupação e a ansiedade; o problema da ira; onde quer que vá, ei-lo: não pode fugir de si próprio; como domar a adversidade; por que razão nunca deve reclamar; a batalha contra a fortuna: como sobreviver à pobreza e à riqueza extrema; multidões cruéis e laços de união; como ser autêntico e contribuir para a sociedade; viver plenamente, apesar da morte; dê ao luto o que lhe é devido; amor e gratidão; e liberdade, tranquilidade e alegria duradoura. Um livro da Nascente – 20|20 Editora, com 287 pp.
12 Pérolas para uma Vida Feliz, de Marluce Revorêdo e Delanne S. Barreto

Nesta obra, um guia prático de transformação pessoal, são incluídos exercícios que recorrem às poderosas ferramentas de coaching, por autoras especializadas nessa área. Seguindo o índice, percebemos quais são cada uma dessas pérolas para a felicidade: 1, a mente percetiva; 2, amente cria realidade; 3, medo versus fé; 4, teoria da «vítima»; 5, aceitação e perdão; 6, a gratidão cura; 7, e a ciência, como explica?; 8, a saúde e as emoções; 9, inteligência social; 10, a linguagem do amor; 11, os selfs; e 12, as 12 pérolas para uma vida feliz. Portanto, a leitura desta publicação é um convite “à imersão consciente nos nossos comportamentos, valores e crenças”. Um livro da Nascente – 20|20 Editora, com 223 pp.
A Procura da Felicidade. Palavras inspiradoras, de Stefano Agabio

Esta obra é completamente diferente de todas as outras, seja na sua apresentação e encadernação, quer no seu design gráfico e ilustrações (do mesmo autor) – bastante sugestivas e interpelativas – ao longo da mesma. Várias são as ideias, imagens e pensamentos clássicos assertivos aqui deixados, após a seguinte citação inicial (retirada do filme «Em busca da Felicidade»): “Tens um sonho… precisas de o proteger”. Um livro da Nascente – 20|20 Editora, também diferenciado por não ter numeração nas suas pouco mais de 70 pp de folhas grossas e coloridas.
Como Ser Feliz, de Lee Crutchley

Estamos perante um caderno criativo da felicidade, a fim de criar felicidade. Ou, pelo menos, ser-se não tão infeliz, ou menos feliz, ou melhor ainda: mais feliz. A resposta à pergunta “Será que um livro pode criar felicidade” está precisamente nas mãos de cada leitor e nas reações com que vai exprimindo e escrevendo nas páginas desta publicação. Ela está repleta de desafios simples, surpreendentes e divertidos, visando ajudar a uma nova perspetiva de vida e à redescoberta da alegria em cada dia. Eis um caderno como que um diário ou um elencar de apontamentos e tópicos para animar o leitor, levá-lo a encontrar as soluções para os seus problemas e a pensar positivo. Um livro da Arena, sem páginas numeradas.