A moda dos pequenos com reconhecimento grande

Todas sonhámos um dia poder desenhar e fazer as nossas próprias roupas. Quantas de nós, mulheres, continuam hoje a sair dos centros comerciais com a sensação de que nada nos satisfaz? Em Portugal, multiplicaram-se ao longo dos últimos anos os cursos de Design de Moda.

Nomes como Ana Salazar, Fátima Lopes, Dino Alves, Miguel Vieira ou Nuno Gama não são indiferentes. Em Portugal e no estrangeiro estes são os estilistas portugueses mais reconhecidos. A inspiração em coisas diferentes, a ousadia e o profissionalismo marcam os seus trabalhos. No entanto, nos últimos anos nem só os seniores marcaram a Moda em Portugal. Ainda que muitas vezes escondidos por trás de um grande estilista, são cada vez mais os jovens portugueses que vingam neste mundo.

Em Setembro de 2012 e Fevereiro de 2013, foram vários os pequenos grandes designers lusitanos que rumaram a Londres para expor as suas criações. O último grito da moda feminina e masculina, a joalharia, as malhas, as estampagens e o calçado português marcaram presença tanto na semana da Moda de Londres , em Setembro, como na Manipulating Surface: Portuguese Craftsmanship, uma exposição que fez parte do International Fashion Showcase 2013, que se realizou em Fevereiro.

João Pedro Filipe foi o vencedor do concurso “Jovem empreendedor de Criador de Moda” da Fashion Hub, promovido ao abrigo da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 . Em Londres, o jovem de 32 anos pretendeu internacionalizar a sua marca “Sr.Prudêncio” – um nome escolhido em homenagem ao seu avô, sapateiro de profissão. O jovem natural da Benedita busca inspiração no cinema e nos poemas modernistas de Fernando Pessoa. Na sua arte são visíveis o gosto pelas peles polidas, metais e estampados.

Também Rita Afonso teve a oportunidade de mostrar a sua primeira colecção da marca Palmeira, em Londres. A jovem, de 29 anos, deixou para trás a sua carreira em Arquitectura, e apostou em criações para mulheres dos 20 aos 40 anos.

Ricardo Andrez é outro nome já bastante reconhecido em Portugal. O jovem criou a sua marca em 2006 tendo dois anos mais tarde ganho um concurso de moda em Barcelona que lhe abriu portas para a semana de moda em Madrid, no ano seguinte. O criador português, venceu ainda a última edição do Who’s Next blog contest, um concurso dirigido a todos os jovens designers do mundo. Ricardo Andrez terá a oportunidade de mostrar a sua colecção nas próximas duas edições da Who’s Next Paris, que têm lugar em Janeiro e Junho deste ano.

Já em terras lusitanas, Marlene Oliveira decidiu arriscar. Após ter concluído a licenciatura, de ter estagiado no Atelier de Ana Salazar e ter feito alguns trabalhos de freelancer, Marlene decidiu recorrer ao microcrédito e criar uma linha inovadora de moda ecológica. Criou uma loja online, à qual deu o nome de Tecidos Ecológicos. Aqui, poderá encontrar não só as criações de Marlene como também todo o tipo de tecidos amigos do ambiente.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

‘‘Por Paços, Esforço e Vitória’’ e Fonseca

Next Post

A loucura silenciosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Read next

Ando por aí!

Há tanta coisa que me vai passando ao lado, detalhes em que só reparo quando já não posso voltar atrás. Não sou…

Archie Bunker é fixe!

A RTP Memória está a passar, novamente, a série Tudo em família. Todas as noites os minutos são poucos para se…