Desporto

WWE: Antes, Agora e Sempre!

A WWE é a maior empresa de wrestling do mundo e tem como maior objectivo o entretenimento desportivo. A empresa está cotada em bolsa e tem como principais acionistas a família McMahon e o ex-lutador, Ric Flair.

Foi fundada a 21 de Fevereiro de 1980, nos Estados Unidos da América, pelo casal Vince McMahon e a sua mulher, Linda. Para além de Vince, Stephanie McMahon (gestora da marca) e Triple H. (uma das lendas vivas do desporto e vice-presidente executivo) são os nomes que formam a empresa. Eles próprios desempenham papéis como os vilões desta história.

A WWE, em 2014, tinha 762 empregados e vendiam os seguintes produtos: televisão, publicações, filmes, música, vestuário, eventos streaming de serviço de rede, home video e eventos ao vivo. Como em outras promoções de luta profissional, os programas da WWE não são competições legítimas, mas puramente baseada em entretenimento, caracterizado por um enredo pré-determinado, com um roteiro escrito e com lutas coreografadas. Só que isto não salva ninguém dos riscos.  Owen Hart, um antigo lutador, morreu, depois de cair de 24 metros, durante os eventos de Pay-Per-View, no Kemper Arena, em Kansas City, Missouri. A sua morte ocorreu poucas horas depois de sofrer um traumatismo craniano e uma hemorragia interna.

As lutas na arena começaram com o avô do atual dono. Roderick James “Jess” McMahon era um promotor de boxe que criou um novo desafio de wrestling profissional chamado de Slam Bang Western Style Wrestling, criando uma forma de entretenimento com mais apelo para os espectadores. Na época, wrestling profissional consistia primariamente de luta corpo a corpo.

A WWWF (empresa antecessora da WWE) foi criada em 1963. Em Março de 1979, a WWWF tornou-se na World Wrestling Federation (WWF). A mudança foi puramente estética, com os empregados e administradores continuando a ser os mesmos. Em 1983, Vince McMahon, Sr. vende a sua parte da companhia ao seu filho Vincent K. McMahon (Vince McMahon, Jr.), que passa a chefiar a WWF. Vince McMahon, Jr. consegue que uma estação de TV, em Los Angeles, começasse a transmitir a programação da WWF a nível local. A MTV também passa a transmitir os programas, que ganham uma escala nacional. Contudo, as ideias de Vince McMahon Jr. não se ficaram por aqui.

Vince decide mudar completamente o rumo do pro-wrestling e torná-lo num produto consumido por todas as idades e não somente por adultos do sexo masculino, apostando forte e feio em criar personagens para os lutadores.  Nesta altura, aparece um novo herói na América, Hulk Hogan. Hulk Hogan foi 12 vezes campeão mundial, tendo conquistado seis vezes o WWF/E (World Heavyweight) Championship e outras seis vezes o WCW World Heavyweight Championship. Tem, por isso, o terceiro reinado combinado mais longo como campeão da WWF (atrás de Bruno Sammartino e Bob Backlund), o campeão com o mais longo reinado da década de 80.

A WrestleMania é dos maiores eventos do mundo do wrestling. O seu sucesso generalizado ajudou a transformar a indústria do wrestling profissional e fez da WWE a promotora de maior sucesso no mundo. O evento tem facilitado a ascensão ao estrelato de lutadores, como Triple H, Rey Mistério, ou CM Punk.  A primeira WrestleMania foi realizada no Madison Square Garden, em Nova Iorque, onde também foram realizadas as edições 10 e 20. E o WrestleMania III, no Pontiac Silverdome, em Pontiac, Michigan, foi o maior evento desportivo indoor do mundo, com 93.173 fãs presentes.

O Royal Rumble é inspirado na Roma antiga e teve a sua edição inaugural em 24 de Janeiro de 1988, no Copps Coliseum em Hamilton, Ontário, Canadá. Ao invés de um pay-per-view, o evento foi exibido como um especial na USA Network. A luta não tem estipulações ou regras, além da eliminação ocorrer, quando o lutador é arremessado sobre a corda mais alta e cair no chão com os dois pés. Se um lutador deixar o ringue sem ser sobre a corda mais alta, não é eliminado. Mesmo com vários árbitros a observar o ringue, algumas eliminações não são percebidas. Em 1997, Stone Cold Steve Austin foi eliminado, mas retornou ao ringue e ganhou a luta.

O WWE Money in the Bank é o evento deste universo mais recente.

Até 1992, a WWF somava sucessos atrás de sucessos, até que veio o escândalo. Um médico afirma em tribunal que a WWF administrava esteroides anabolizantes em alguns dos seus atletas, mas Vince McMahon consegue desculpar-se, alegando que os esteroides foram usados numa época em que eram permitidos. O nome da sua filha, Stephanie McMahon, também esteve envolvido no escândalo.

Foi nos anos 90 que apareceram nomes como Undertaker, ou Triple H. O coveiro possui um recorde de vitórias na WrestleMania, o principal pay-per-view da WWE, com 22 vitórias e uma derrota (sendo invicto por 21 Wrestlemanias consecutivas). Já Triple H (de nome próprio Paul Levesque) é casado com a filha do dono, Stephanie McMahon. No total, Levesque ganhou 24 títulos na WWE, incluindo 14 títulos mundiais, tendo ganho o Campeonato da WWF/E 9 vezes e o Campeonato Mundial dos Pesos-Pesados 5 vezes.

Em 5 de Maio de 2002, ao fim de 23 anos a ser conhecida como World Wrestling Federation, a companhia passa a ser conhecida como World Wrestling Entertainment (WWE), mudando também o nome da empresa produtora de World Wrestling Federation Entertainment, INC. para World Wrestling Entertainment Corporation. O nome do famoso restaurante, propriedade da companhia, muda também de WWF New York para The World.

Atualmente, na WWE, existem três divisões paralelas de lutadores: a RAW e a SmackDown, que são dois shows diferentes só que com a mesma narrativa, e a NXT, que é o território de desenvolvimento de lutadores da empresa (algo como uma “divisão de base”). O RAW começou a ser transmitido ao vivo a partir de 208 arenas diferentes em 171 cidades e vilas e em 10 nações diferentes (EUA, Canadá, Reino Unido, Afeganistão, África do Sul, Alemanha, Japão, Itália e México). Desde o seu milésimo episódio que foi ao ar em 23 de Julho de 2012, o RAW tem três horas de duração.

Os atuais campeões são: Triple H(pesos-pesados), Kevin Ownes (intercontinental), Kalisto (EUA), New Day (tag team) e Charlote (nas divas).

Para homenagear os seus maiores nomes, a WWE criou o Hall of Fame, que foi oficialmente criado em 22 de Março de 1993, durante um episódio do Monday Night RAW, onde André the Giant, que havia morrido dois meses antes, foi anunciado como o único induzido. Ser introduzido no Hall da Fama depende das relações entre o lutador e a WWE. Ex-empregados que criticam a empresa ou trabalham para companhias rivais não são convidados a integra-lo. Até 2015, houve um total de 129 homenageados, sendo destes 95 lutadores introduzidos individualmente e 9 induções foram em grupo (composto por 25 atletas nessas equipas), somando ainda a 8 celebridades e 1 fã. Ric Flair foi o único a ser introduzido 2 vezes.

Os espectáculos da WWE podem ser vistos na SIC Radical.

Tags

Andreia Rodrigues

Fui para jornalismo pois sempre me interessou o que se está a passar no mundo e gostaria de fazer parte dessas mudanças. Sou comunicativa e uma amante das artes. Na escrita sinto que ganho assas para viver outras vidas e penso que é um grande complemento ao jornalismo. A criatividade é a minha principal faceta e a vontade de trabalhar e aprender cada vez mais a gasolina que me move em busca do meu lugar ao sol no mundo da comunicação social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to top button
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: