Um Peso Pesado da Lamborghini

Ser um peso pesado do mundo automóvel sem sequer, ainda, estar disponível para venda é algo de que nem todos os carros se podem gabar. Contudo, foi exactamente isso que o Lamborghini Aventador LP 750-4 SuperVeloce (SV) conseguiu fazer.

Apresentado no Salão de Genebra de 2015, captou as atenções do mundo automóvel com o ar feroz e enraivecido característico dos modelos mais hardcore da Lamborghini. Se o Aventador “normal” já era uma arma para a estrada, então, esta versão SV nem se fala. A traseira foi praticamente toda redesenhada, assim como as embaladeiras laterais e o para-choques frontal, para uma melhor capacidade aerodinâmica, e, quando se junta a enorme asa traseira, a força descendente do SV é 180% melhor que a do Aventador “normal”. Apesar de já ser quase todo construído em fibra de carbono, o SV consegue ser 50 kg mais leve. Porém, os melhoramentos não ficam por aqui.

Os engenheiros da Lamborghini aumentaram a potência do bloco V12 de 6.5 litros dos 700 para os 750 cv e subiram o redline para as 8500 rpm (devem certamente ter confundido o Aventador com um caracol) e melhoraram o escape, construindo-o em titânio e apresentando agora quatro gloriosas (leia-se enormes) saídas na traseira. Também melhoraram a suspensão push-rod, instalando amortecedores magneto-fluidos. A via traseira é ligeiramente maior, assim como as jantes que passam a ser de 20 polegadas à frente e 21 polegadas atrás. Tudo isto para uma velocidade máxima em excesso de 350 km/h, segundo a Lamborghini.

O interior segue as linhas das versões hardcore. Isso exclui, automaticamente, os tapetes, o rádio, o ar-condicionado, os puxadores das portas (que são substituídos por duas pegas de tecido) e grande parte do material isolador de som, para deleite dos puristas que agora podem ouvir o rugir do V12 mesmo aos ouvidos. Só resta mesmo o essencial dos essenciais. Como resultado destas exclusões todas, o “esqueleto” de carbono do Aventador está à vista, servindo de decoração do interior.

Porém, como é que somando isto tudo o Aventador SV se torna num peso pesado do mundo automóvel? Somando tudo isto, temos um carro que consegue fazer os 0-100km/h em 2.8 segundos e os 0-200 km/h em 8.6 segundos, entrando em território dos supercarros híbridos. Temos também um carro que bate o mítico tempo dos 7 minutos no Nordschleife do Nürburgring (6.59.73), sendo, apenas, dois segundos mais lento que o Porsche 918 Spyder. E isso é algo que nem todos os carros conseguem. Em especial, carros cuja potência depende apenas de um motor atmosférico.

O Aventador SV é daqueles carros que vai certamente tornar-se num clássico desta década.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Tudo é e Não é

Next Post

Vou-me embora…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Read next