+1 202 555 0180

Have a question, comment, or concern? Our dedicated team of experts is ready to hear and assist you. Reach us through our social media, phone, or live chat.

A Amiga Genial, de Elena Ferrante

A Amiga Genial de Elena Ferrante é um dos meus livros preferidos. E porquê, perguntarão vocês?

São quatro os livros que compõem esta quadrilogia napolitana, nomeadamente a Amiga Genial (2011), História do Novo Nome (2012), História de Quem Vai e de Quem Fica (2013) e a História da Menina Perdida (2014).

Descobri esta autora através de uma amiga que me emprestou o primeiro volume e, quando comecei a ler, confesso que já não consegui parar, porque me senti completamente presa à sua escrita.

Em primeiro lugar, suscitou-me curiosidade o facto desta escritora italiana desejar manter a sua identidade secreta usando um pseudónimo. A aura de mistério que a envolve. Sabe-se, contudo, que cresceu em Nápoles e tem vivido por algum tempo fora de Itália. Também temos conhecimento que se formou em Estudos Clássicos, traduz e ensina e é mãe.

A Amiga Genial conta-nos a história de  um encontro entre duas crianças de um bairro popular nos arredores de Nápoles e da sua amizade adolescente.

Uma dessas meninas é a Elena Grecco a quem chama Lenu ou Lennucia, e a outra menina é a Rafaella Carullo, vulgarmente conhecida como Lina, e enquanto Lila ao olhar exclusivo de Lenu.

Vamos crescendo com ambas, vivemos os seus dramas, as suas alegrias. E mais tarde os seus amores e desamores.

Vestimos as personagens que se colam à nossa pele, “saltam” do livro  e passam a fazer parte do nosso quotidiano. Por vezes, somos intensas, corajosas e rebeldes como a Lila. Outras vezes somos mais dóceis, sensatas e frágeis como a Lenu.

Amadurecemos com ambas e guardamos os seus segredos mais íntimos. Sentimos todas as suas emoções que se misturam com as nossas.

E o mais importante é que guardamos as suas histórias na nossa memória para sempre.

Paula Barata

Nota: este artigo foi escrito seguindo as regras do Antigo Acordo Ortográfico
Share this article
Shareable URL
Prev Post

O peso da simpatia

Next Post

Jornais: O Papel do Papel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Read next

Maestro

Aviso: Contém spoilers Já vos aconteceu estarem a olhar para algo que toda a gente parece adorar e simplesmente…

Os amigos de Alex

A amizade deixa marcas profundas sobretudo quando a mesma se enraíza na juventude. Fica sempre um sabor doce que…