fbpx
CinemaCultura
Em Destaque

Raya e o último dragão

Amizade, confiança e união

Não é de hoje que a Disney passa mensagens importantes em seus filmes. Amadurecer, crescer, valorizar as amizades, confiar e ser capaz. Representatividade e poder feminino. Em “Raya e o Último Dragão” a personagem principal percebe a importância dos amigos, e amadurece e conquista seus objetivos na confiança.

*** Resumo e análise ***

Raya é filha de Benja, um importante guerreiro e guardião do orbe, um objeto feto de energia, criado com o que restou do poder dos dragões que viveram na terra 500 anos atrás, e que acabou por dividir a população em 5 tribos distintas.

Desde então, o reino fantasioso de Kumandra luta para tentar restabelecer a paz entre os povos, e reunificá-los. Mas a ganância, a inveja e a sede de poder causam uma guerra que divide o orbe e desperta os Druuns, espíritos malignos que petrificam pessoas e destroem a vida por onde passam.

Raya passa a infância, e chega à juventude em busca do último dragão vivo, Sisu, para conseguir restabelecer a paz e seu povo dividido, unificando o orbe para ter seu pai, que foi petrificado, de volta.

Uma história de luta, confiança e fé.

Raya precisa então confiar nas pessoas, e em Sisu, que às vezes toma a forma de dragão, e às vezes humana.

Nesta jornada, Raya e Sisu fazem amigos, improváveis, distintos, que estão em busca da família, das lembranças, da vida antes da guerra que separou os povos. E capazes de se sacrificarem em prol da humanidade.

Superar e mudar o destino para um mundo melhor, com harmonia, amizade, confiança e igualdade.

Sim. Esta é mais uma princesa guerreira. Será que nossas crianças estão tão necessitadas assim de personagens que mostrem o poder feminino? E a resposta é sim. Representatividade importa, e muda a vida das pessoas.

A antagonista, Namaari, filha de uma rainha solteira, também é mulher, conquistou a amizade de Raya na infância e foi ela a responsável pela partilha do orbe, já que tentou roubá-lo. E é ela que cresce perseguindo Raya e Sisu, para conquistar todo o poder possível. E só ela é capaz de mudar a guerra e restabelecer a paz entre os povos. E ela consegue.

Raya e o último dragão está disponível na Disney +. Um filme para ver em família, com grandes mensagens de vida, de confiança e amizade.

Nota: este texto segue as normas de português do Brasil.

Raya e o último dragão

Argumento - 80%
Interpretação - 95%
Fotografia - 95%
Produção - 100%

93%

Pontuação Final

Raya passa a infância, e chega à juventude em busca do último dragão vivo, Sisu, para conseguir restabelecer a paz e seu povo dividido.

Maria Carolina Mello

Acho sempre difícil falar sobre mim porque a descrição vem sempre como um "rótulo": sou filha, mãe, esposa, jornalista, produtora audiovisual, assessora de imprensa. Mas o meu eu verdadeiro, aquele cheio de inspirações, e que me permite sonhar e almejar vai muito além dos rótulos. Sou mulher, uma força cheia de expressões e com intensidade nos sentimentos e ações. Acho que o "eu" e a minha descrição, na verdade, só são possíveis de se conhecer quando convivemos, quando expomos nossas cicatrizes e a nossa história. Então, deixo aqui o meu rótulo, e um pouco do que sou nos textos, porque a escrita tem essa vantagem, ela sempre revela um pouco sobre nós.

One Comment

  1. Sim…
    Mais que uma guerreira, p não que a mulher tem de reivindicar o seu estatuto de fazedor de vida…criador de caminhos, a porta aberta para a continuidade, para a mudança e prosperidade das leis da natureza…
    Basta que olhemos para o reino animal, que cada vez mais próspera na sua representação feminina…
    Como meio de manutenção da espécie..
    Já que nos pautamos tanto pela filosofia do reino animal, bato palmas á Disney por manter o seu poder de persuasão através dos desenhos animados, que falam mais profundamente que qualquer desenho humano, …. chamado filme….
    Excelente forma de enaltecer o fantástico porquê do destaque da figura feminina ….uma vez mais….para dar força a uma ideia….
    …que deveria passar daí…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
%d bloggers like this:

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.