A felicidade não é um estado emocional ou um estado de espírito, mas pode ser o seu maior valor, o seu maior objetivo ou a sua melhor emoção no momento. O desafio é procurar e encontrar felicidade em tudo o que lhe envolve, mesmo em momentos de medos, rejeições, abandonos: apelidados como infelizes.
O Homem almeja a felicidade, no entanto, não sabe como alcançá-la e, quando a alcança, não sabe como mantê-la. A que se deve este desfecho?
Porque é que constantemente dececionados e em “desequilíbrio” com a felicidade?
Gostará o ser humano de se vitimizar ao invés de se responsabilizar pela sua falha para obter felicidade?
A felicidade habita em nós, talvez como um vírus positivo. Está presente e adormecida nos piores momentos da nossa vida, uma vez que o centro desta: somos nós mesmos. A felicidade reside no amor próprio, antes do amor alheio.
Nesse caso: O que acontece, quando dependemos emocionalmente de outras pessoas ou coisas?
Acabamos por colocar a nossa esperança e força, “fora” de nós, apoiadas num pilar emocional, externo, mas até os pilares mais fortes podem ruir. Então, o que nos acontece, quando um pilar emocional cai? Perdemos o nosso apoio, certo?
Ser feliz é manter a esperança, acreditar no presente e no futuro, acreditar em nós, nas nossas capacidades, naquilo que conquistámos, nos nossos sucessos – no nosso amor interno. Quanto mais sofredora for a nossa visão da vida, mais difícil é ver para fora dela.
Por vezes, a nossa felicidade ou bem-estar não é de fácil acesso, mas torna-se um desafio saboroso poder conquistá-lo.
Pergunta o leitor: o que nos falta para ultrapassar o desafio? O que é que tenho de fazer para ser ou estar feliz? Que ferramentas tenho de adquirir, para alcançar o que desejo?
Eu respondo: procure em si mesmo, aquilo que não encontra fora de si.
O poder de ser feliz não está na mulher ou marido que nos abandonou, ou no pai que não nos fala, não está no dinheiro que se evapora da conta e também não pertence aos hipotéticos amigos que nós teimamos em manter nas nossas vidas.
Todos os dias, acordamos e vivemos conscientes até adormecermos. Que tal começar o dia com um pensamento e atitude positiva ao pequeno almoço e durante o dia ir reforçando a dosagem, fazendo pausas benéficas? Não criem expectativas para o “hoje”, o que vos permite surpreender e ser surpreendidos pelo que possa surgir.
Não faz mal, tudo o que semeamos dentro de nós irá crescer: semeiem amor, é isso que irão colher mais tarde. Acreditar nesta filosofia de vida, é meio caminho feito para se viver uma vida feliz.
Por isso, sejam felizes.