Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Lifestyle

Deixa para trás o que te impede de seguir em frente

A nossa história resume-se numa só palavra: evolução. É isso que fazemos ao longo da nossa vida e é isso que buscamos enquanto vivemos. Queremos evoluir, queremos crescer, queremos ser felizes e, acima de tudo, deixar a nossa marca.

A evolução começa logo no dia em que nascemos. A partir daí as coisas vão acontecendo e cada dia é um novo dia. No entanto, se todos buscamos evoluir de dia para dia e tantos obstáculos se colocam no nosso caminho, como podemos fazer com que essa evolução seja bem sucedida? Penso que o principal segredo é deixar para trás tudo aquilo que nos impede de evoluir. A verdade é que ao longo da nossa vida acontecem coisas que nos impedem de seguir em frente. É como se nos parassem no tempo e nos impedissem de nos movermos. E depois transformam-nos em seres humanos vazios e desprovidos de qualquer força para continuar a crescer.

E é aí que reside o problema da nossa evolução. Nós nunca vamos conseguir evoluir se nos deixarmos paralisar por cada acontecimento menos bom. Temos de aprender a encarar cada situação como uma forma de evoluirmos, seja ela boa ou má. Aliás, penso que os acontecimentos maus têm uma função super importante na nossa evolução enquanto seres humanos. Devem ser deixados para trás, sim, na medida em que não os podemos deixar deitar-nos abaixo. Porém, devem também ficar sempre guardados num espacinho pequenino dentro de nós para servirem de lição no futuro. Afinal, se já tivermos ultrapassado uma situação menos boa no passado, quando o medo nos quiser impedir de continuar vamos lembrar-nos dessa mesma situação e é dela que vamos retirar a força necessária para seguir em frente.

“Já passei por coisas piores, esta é só mais uma dificuldade”, este é, sem dúvida, um pensamento que deve invadir a mente daqueles que querem evoluir. Porque a evolução está na capacidade que temos de transformar cada problema numa lição. E cada lição é uma aprendizagem. E nada nos faz crescer mais do que uma aprendizagem. Enquanto aprendemos, crescemos. E enquanto crescemos tornamo-nos seres humanos melhores.

Posto isto, se quisermos realmente evoluir ao longo da vida temos de deixar para trás tudo o que nos impede de andar para a frente. Tudo aquilo que nos trava, nos corrói e deixa marcas que achamos não conseguir apagar são coisas que devemos largar e deixar no passado. O presente é o que importa e o resto é só isso: o resto. São lições, memórias e aprendizagens. E se queremos realmente evoluir temos de aprender a deixar o passado no passado. A vida começa de novo a cada novo dia. Todos os dias são um dia diferente e um novo começo. Nunca é tarde para evoluir. Nunca é tarde para ser feliz.

Tags
Show More

Cátia Barbosa

Licenciada em Jornalismo e Comunicação. Apaixonada por rádio e pela escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: