+1 202 555 0180

Have a question, comment, or concern? Our dedicated team of experts is ready to hear and assist you. Reach us through our social media, phone, or live chat.

Viver no Futuro

Tantas vezes vivemos a nossa vida no futuro, projetamos a nossa felicidade no que ainda está por vir e criamos planos infinitos para o que pode ou não acontecer. Enquanto isso, descartamos o presente e não vemos realmente tudo o que temos à nossa volta.

Ainda que planear seja importante, ver como cada momento que vivemos tem algo de bom é também fundamental. Há experiências pelas quais passamos às quais só damos o real valor quando acabam. Deixamos passar e acabamos por nos arrepender de não as termos aproveitado melhor, de não termos prestado mais atenção enquanto podíamos.

A verdade é que experiências extraordinárias acontecem a toda a hora, assim como há sempre oportunidades ao virar da esquina, mesmo quando as circunstâncias que vivemos não são as que mais queremos, mesmo quando há mil e um problemas a resolver, ou somos dominados pelo stress.

O mundo continua a girar e coisas boas continuam a acontecer. Nós é que deixamos de prestar atenção por estarmos tão focados no que está mal e ambicionarmos tanto o futuro, acabando por tornar o presente apenas um meio para atingir um fim.

Desta forma, a mudança acontece quando percebemos, no momento presente, que a vida não se trata de evitar dificuldades a todo o custo, mas de ver o que existe para além delas.

A felicidade não está no futuro quando tivermos a vida perfeita. A felicidade é algo que se encontra à nossa volta, neste momento, naquilo que de tão habituados estamos já nem reparamos, mas que torna a nossa vida melhor. Nos pequenos acontecimentos diários aos quais damos pouca importância é que se escondem as melhores coisas. E ter a capacidade de reparar e parar para perceber torna a experiência ainda melhor, deixando-nos igualmente mais felizes.

A gratidão ajuda-nos a transportar a prosperidade que tanto desejamos no futuro para o momento de agora. Quando aceitamos e reconhecemos o que temos hoje não significa que não podemos ambicionar mais, mas que, ainda que queiramos algo diferente, sabemos dar valor ao que temos e não fazemos com que a nossa felicidade dependa única e exclusivamente dos sucessos que atingimos.

Se continuamos a usar o presente apenas como um meio para atingir um fim, o nosso objetivo atingido nunca nos deixará realmente felizes, pois existirá sempre algo a faltar dentro de nós que nenhuma meta nos proporciona: a capacidade de ver a magia de tudo o que temos agora e aproveitar cada momento tal como ele é, ambicionando sempre mais e melhor, mas nunca esquecendo aquilo que já temos.

Esperar é um estado de espírito. Basicamente significa que queremos o futuro e não o presente. (adaptado)

The Power of Now , Eckart Tolle

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Partiu e agora?

Next Post

A máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Read next

Os novos hippies

São 3 meninas, de idades em escadinha, criadas ao ar livre, ao vento, ao sol e à liberdade. A mãe não as…

A viagem das carpas

Certa noite, teve um sonho. No fundo do mar azul intenso e escuro, permanecia quieto, durante largos minutos. O…