+1 202 555 0180

Have a question, comment, or concern? Our dedicated team of experts is ready to hear and assist you. Reach us through our social media, phone, or live chat.

Telemóvel com auscultadores e chávena de café

Três podcasts para quem tem pouco tempo

Com o teletrabalho a prolongar-se e as saídas de casa a serem continuadamente breves, perdi o hábito de ouvir podcasts enquanto caminho. Ou melhor, perdi a oportunidade diária e o tempo necessário para ouvir um episódio inteirinho, do início ao fim. Por isso, lá fui eu para o Google procurar “podcasts com poucos minutos”, “podcasts de curta duração” e “podcasts para quem tem pouco tempo”. Foi claramente um esforço infrutífero. Caso contrário, não estaria a escrever este texto.

Assim, as três escolhas que agora apresento são o resultado de muitas pesquisas em apps e testes de agradabilidade comprovada. O público da amostra resumiu-se a mim e a mim mesma. Mas, sabendo bem que nenhuma história é única e que os dramas digitais se multiplicam por esse mundo fora, vou assumir que é seguro experimentarem estes podcasts em casa. E, sem mais demoras…

Tubo de Ensaio”: Já alguém lhe chamou o rei dos podcasts de curta-duração”? Tendo em conta as minhas últimas pesquisas, desconfio que não. São cerca de três minutos de Bruno Nogueira a solo na TSF, mas com o João Quadros por trás. Tudo muito bem condensado e sempre com uma saudação desagradável que desperta sorrisos. Num dos episódios mais recentes, por exemplo, faz-se uma análise profunda sobre os locais certos e errados para se colocar os óculos de sol, quando não estão na cara. Temas que importam, portanto. No “Tubo de Ensaio”, há também – muito – espaço para críticas políticas aguerridas, transformando-se o humor em escrutínio público. E isso é de valor.

Zoom”: Se as críticas do Bruno vos deixarem com vontade de ouvir coisas sérias e, na loucura, tiverem 10 minutos disponíveis, a Rádio Observador tem esta boa proposta diária. Logo pela manhã, os jornalistas Judite França e Paulo Ferreira explicam um ou dois temas nacionais ou internacionais que mereçam destaque. Havendo uma constante interação entre ambos, o programa é dinâmico e prende a atenção, mesmo quando se fala de finanças. Este é o único podcast informativo que consegue manter-me ligada ao momento presente, durante todo o programa. No final, há sempre uma música bem conhecida, que se reveste de um novo sentido, ao ser associada ao último tópico debatido. É ouvir.

Portugalex”: Com Manuel Marques e António Machado. Textos de Patrícia Castanheira, Fábio Benídio, Alexandre Pereira e João Silva. Pós-produção de Gualter Santos e César Martins. Esta é, provavelmente, a ficha técnica mais famosa do mundo áudio. Umas vezes, dita com a voz de Greta Thunberg. Outras, meio-dita pelos problemas de dicção do primeiro-ministro António Costa. O “Portugalex” é um programa da Antena 3 e ronda os quatro minutos de duração, assumindo-se como uma espécie de serviço noticioso alternativo. Após ouvirem vários episódios, vão perceber claramente o que é a sério – apesar de ridículo – e o que é a brincar – apesar de provável.

Então, ainda aí estão?

Share this article
Shareable URL
Prev Post

A importância da formação em contexto laboral

Next Post

O inverno é tramado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Read next

Diva dos tempos modernos

Adele. A diva. A incomparável. A mulher que tem “a” voz. A mulher que conquistou o mundo. A mulher que fez mais…

Na forma de Allen…

Uma vez mais e como nos tem sido habitual, Allen, realizador de Annie Hall (1977), Manhattan (1979) e Blue…