fbpx
CinemaCultura

Six Minutes To Midnight (2020)

What bring you here Mr. Miller? What sort of English man would accept a position teaching Herr Hitler’s league of German girls?

– Miss Rocholl

Este filme conta a história do Thomas Miller (Eddie Izzard), um professor de inglês que se candidata para um lugar numa escola de raparigas, filhas da elite Nazi e que se vê envolvido numa conspiração.

Fiquei agradavelmente surpreendido com este filme. O filme envolve-nos na trama de uma maneira muito singular com pequenos detalhes de excelente cinematografia e a atmosfera é criada de uma forma natural com um conjunto de ótimos cenários e competentes representações.

Como é apanágio de qualquer filme que tenha a sua presença, temos que destacar o enorme trabalho da Dame Judi Dench, que aqui interpreta Miss Rocholl, a responsável pela escola e que vê nas raparigas que ensina o propósito da sua vida. Este facto cria uma enorme ligação emocional entre o espectador, a personagem e o tema do filme em si.  Eddie Izzard é também muito bom e carrega uma boa parte do filme nos seus ombros.

Quero destacar também que apesar de boas representações, ótima cinematografia e uma banda sonora acima da média este filme sofre o que eu chamo de “fadiga de twists” em que a certa altura parece que numa cena de 5 minutos “trocam-nos as voltas” várias vezes, o que por vezes se torna demais para aquilo que o espectador quer experienciar. Ainda assim, um filme emocional com imensos aspetos positivos e que vale a pena ver, conta uma história apelativa não deixando que o “nazismo” dentro do filme ofusque o que acaba por ser uma boa trama.

* CUIDADO COM SPOILERS *

O filme começa por mostrar vários cenários majestosos e a chegada do “professor” Thomas Miller que se pretende candidatar a um lugar numa escola que treina uma elite de raparigas filhas do partido Nazi. Tudo isto parece bastante estranho, e Miss Rocholl aponta isto mesmo. Esta cena inicial da entrevista é muito bem executada e a interpretação dos dois é também muito boa, tive pena que os dois não tivessem mais cenas isoladas durante o filme (ainda que tivessem algumas). O filme depois prossegue mostrando as várias aulas que as alunas vivenciam e também mostra que Thomas Miller tem vários “truques na manga” para um simples professor de inglês.

O grupo de raparigas é bastante diversificado e as atrizes de uma forma geral fizeram um bom trabalho. Existe uma “professora” chamada Ilse, que para mim como personagem não resultou tão bem como poderia ter funcionado. Na verdade Ilse tem um plano que é fugir com as raparigas e usá-las no meio de uma guerra iminente entre Inglaterra e Alemanha. Thomas Miller por sua vez é revelado ser na verdade um agente especial britânico que quer impedir exatamente estas ações. O que achei muito interessante foi a forma como Miss Rocholl era completamente ignorante a tudo isto que se estava a passar mesmo por debaixo do nariz dela, o que para mim ainda complementa mais que ela focava-se apenas no ensino das raparigas. O filme depois segue um caminho mais policial com duas novas personagens e aqui os twists começaram a ser um pouco exagerados mas ainda assim gostei de como tudo foi usado para permitir que todas as personagens chegassem a um grande clímax final.

A cena apresentada perto do fim em que as raparigas estão a sinalizar a sua presença através de fogo é poderosa e visualmente muito bem conseguida, com o contraponto de Miss Rocholl e Thomas Miller que se uniram para as salvar. O final é bastante previsível mas teria resultado melhor na minha ótica se Ilse tivesse conseguido captar-me mais como vilã.

O final envolve uma canção que Miller ensinou às suas alunas no início do filme e que agora é cantado como despedida ao “professor”.

Six Minutes To Midnight

Argumento - 60%
Interpretação - 75%
Fotografia - 80%
Produção - 65%

70%

6.5/10

Uma história escondida no tempo e recontada com ótimas interpretações e cenários belíssimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo
%d bloggers like this:

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.