fbpx
ArtesCulturaCultura

Sede de Arte.

Nunca antes fomos tão sedentos de arte.

Ao dia de hoje, todos somos pelos concertos, pelo humor, pelo cinema, pela literatura, pela fotografia, pela pintura. Por tudo o que penetra a alma e nos alivia ao entrar-nos em casa, quando pouco mais pode entrar. Que nos eleva a um outro plano, a uma outra dimensão que não esta. Que nos quebra padrões de pensamento. Rompemos todos da placenta quando a arte nos inunda. Rompemos o cordão umbilical de nosso egoísmo. O mundo é outro, as dimensões são outras, o corpo estica-se, a alma transforma-se.

Hoje, todos somos aplausos aos artistas que ali estão, nas telas, pelo mais nobre amor à arte. Hoje, imaginemo-nos sem ela. Sentados num qualquer sofá olhando a branca parede. Imaginemo-nos. Agora. Imaginemo-nos sem ela. Sim. Fechemos os olhos e imaginemo-nos. Sem ELA.

Oh, fatídico!

Dói.

Hoje, não há teatro em cena, não há artistas de rua, não há concertos ao ar livre, não há exposições nem museus.  Amanhã e depois, não haverá. Nem depois. Nem depois. Outro dia.

Sois grandes, artistas.

A vida é nada. Sem arte, nada.

Hoje, sabemo-lo. E outro dia, depois dos amanhãs, esqueceremos?

Que a memória não mais nos fuja para sabermos, sempre, que a ciência salva o corpo, mas a arte salva a alma. A ela devemos as asas do sonho dos tempos do agora. Que no futuro a amem e a aplaudam em vida. Que nunca mais se espere a morte do artista para o cantar, para o louvar, para o engrandecer.

O movimento Portugal #entraemcena, anunciado pela Ministra da Cultura – Graça Fonseca, materializa-se numa plataforma digital onde estarão juntos artistas, empresas públicas e privadas com um fim comum: “garantir a identidade e sustentabilidade cultural do país.” Este Marketplace permitirá que artistas apresentem as suas ideias e propostas de criação artística bem como responder a propostas de conceptualização e desenvolvimento aos desafios lançados por entidades e empresas.

Que nunca mais deixemos de estar em cena.

Tags

Gabriela Pacheco

Licenciada em Ciências da Educação e Formação. É Gestora de Desenvolvimento e Formação. Tem Certificado de Competências Pedagógicas, Certificação Internacional em Practitioner PNL – Programação Neurolinguística e curso de Graduação em Direcção Hoteleira. Escreve por inevitabilidade. Cultiva a paixão desmedida pela Arte, a Educação e a Formação naquilo que acredita ser a poção mágica para o desenvolvimento humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Check Also

Close
Back to top button
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: