+1 202 555 0180

Have a question, comment, or concern? Our dedicated team of experts is ready to hear and assist you. Reach us through our social media, phone, or live chat.

Por Treze Razões

Precisamos Mesmo de Falar Sobre Isto

Por 13 Razões” ou em título original “13 Reasons Why” é muito mais do que uma série. É um aviso. Um alerta sobre os temas que devem ser discutidos para evitar que mais situações do género aconteçam. A série original da Netflix, com 13 episódios e produzida por Selena Gomez teve um forte impacto na sociedade atual. O motivo que a torna tão popular foi a abordagem madura de temas sérios. Desigualdade de sexos, Violação, Bullying, Alcoolismo, Assédio Sexual, Morte e Suicídio, tudo numa só temporada. As redes sociais ajudaram à divulgação de “Por 13 Razões” e tornou-a numa das séries mais vistas e mais comentadas da plataforma streaming. Hastags de #Dontbeareason multiplicam na Internet, um efeito que aumentou a prevenção, principalmente para a depressão adolescente.

A história centra-se na vida de Hannah Baker (Katherine Langford). Ou melhor, na morte de Hannah Baker. Uma adolescente que explica em sete cassetes, 13 razões que a levaram ao seu fim. Clay Jensen (Dylan Minnette) um rapaz tímido que sempre admirou Hannah recebe numa caixa de sapatos com as cassetes e assim começa a descobrir a verdade por tudo o que a sua amiga passou, e o motivo de ser uma razão.

Baseado nos livros de Jay Asher, nesta série acompanhamos algumas dificuldades sociais. Infelizmente quase todos os dias somos confrontados com notícias de suicídio juvenil. Será que podiam ser evitados? Pela escola ou pelos pais? Como? A verdade é que nem sempre é fácil detectarmos esta depressão profunda, temos de estar atentos a pequenos sinais. Hannah Baker, a personagem principal da série, sofria em silêncio. Após várias tentativas em acreditar nas pessoas, não conseguiu mais aguentar a pressão.

Ela só queria atenção“, foi a resposta de um colega à situação. Não, não queria. Hannah Baker é o reflexo de muitos jovens. Apenas queria o direito à amizade e ao respeito. O seu mundo não se ajustava e por isso pensou que já não fazia diferença viver nele ou não. Mas fazia. A vida de Hannah Baker era importante para muitos, e à medida que acompanhamos a série compreendemos isso. As conexões que fazemos com os outros podem ser insignificantes, mas podem contar muito para o destino de cada um de nós.

Recentes notícias fazem-nos pensar na seriedade do assunto. O assunto Baleia Azul tem assustado os pais e educadores de adolescentes, que por se sentirem mais desmotivados, deixam-se influenciar facilmente. Existe uma forte necessidade de colocar um travão neste assunto que tem abalado a atualidade. “Por 13 Razões”  é isso mesmo, uma série atual, vibrante e invasiva que nos faz pensar, episódio a episódio. Mesmo conhecendo o trágico final queremos saber mais sobre a perspectiva dolorosa de cada personagem. Esta série não foi desenvolvida para uma segunda temporada, mas devido à grande adesão da audiência, é certo que podemos esperar por uma continuação.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Portugal – Palco da Europa

Next Post

É tarde, passaram os anos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Read next

Um sorriso eterno

Diz-se que é preciso olhar para os mais felizes, observá-los e aprender com eles. Numa altura em que vários…

Arte pintada no corpo

As tatuagens têm anos de história controversa, o que faz com que ainda hoje as opiniões se dividam. Desde os…