O que é e para que serve o Life Coaching?

Estamos a viver uma época de vendas ambulantes no que diz respeito ao Coaching.

Será moda, vaidade ou obscenidade? O termo foi criado no seio da área desportiva, onde Coach significa treinador. Portanto, coaching é um processo de treino.

Agora vamos descascar a cebola: treino há muitos, cada um escolhe ou segue os treinos que quer, precisa ou necessita.

Eu sou Life Coach: oriento treinos mentais, emocionais e comportamentais das pessoas que me procuram.

A forma como faço coaching, é ideal para pessoas que procuram orientação ou ferramentas para lidar com situações adversas no seu dia a dia, seja por causa da mudança que necessitam de fazer, o foco para trabalhar ou atingir objetivos pessoais, uma autoestima mais fragilizada por vicissitudes da vida ou, então, para aquelas pessoas que querem emagrecer e não cumprem a dieta  por falta de estímulo ou motivação.

O que eu vos posso dizer é que, se um indivíduo não está bem consigo no campo emocional/mental, não desempenha as melhores funções a nível pessoal alavancando problemas comportamentais por má gestão emocional, por exemplo. E isto, caros leitores, é a lei da vida, o ciclo começa aqui e segue pelas outras áreas da vida que ficam desnutridas ou desacompanhadas. O meu papel é simples. Metaforicamente, costumo dizer que sou o GPS e a Assistência Técnica numa Viagem que os meus clientes têm de fazer.

Exemplificando: Um condutor para ir daqui ao porto, faz uma rota ou um trajeto de A até B, correto? Coloca o destino no GPS, este guia-o até chegar aonde pretende. Mas quem decide o destino é, sempre, o condutor. E se por qualquer eventualidade o carro falhar, o condutor poderá, sempre, pedir auxílio durante esta viagem.

Resumindo, o Coachee (cliente/condutor), só vai pedir ferramentas ou ajuda para saber como atingir o seu objetivo ou conseguir os seus resultados. O processo de coaching é feito pelo cliente/coachee, desde que seja bem orientado para os propósitos finais.

É isto que o Coach deve fazer: auxiliar sem interferir no trajeto dos seus clientes.

Como é que o Coach, sabe que tem capacidade de se tornar num bom GPS e num bom Assistente de Viagem?

Eu posso dizer-vos por experiência própria que quanto mais “bagagem” de vida se tem, só é necessário aprender e apreender as ferramentas certas. Depois treina-se. Muito. É sempre necessário e importante o Coach ter a humildade de ir aprendendo mais e mais com o trabalho que providencia aos outros.

Algumas vezes o processo de aprendizagem é mútuo, tanto para o coachee como para o coach. Com a atitude certa, todos podemos aprender com as nossas experiências e com as dos outros, desde que se retire a lição a ser estudada.

A vida é feita de mudanças fásicas e/ou cíclicas. Muitas situações se repetem, pois, nós, não mudamos o nosso comportamento ou não retiramos a lição dessas situações.

Tudo começa no desejo de mudança. Querer ou não querer, eis a questão.

A escolha é sempre vossa, a mudança parte sempre de nós. É necessário ter força de vontade, ser persistente e treinar a mente de forma consistente e positiva. Não desistir à primeira dificuldade.

Problemas rodoviários existem, sim. O desempenho só acontece, quando nos superamos. Não existem milagres, apenas trabalho que pode ser recompensado no final. Então, vamos iniciar o processo e aproveitar esta viagem.

Até Breve e sejam felizes.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Olhas para mim como se me apontasses uma arma

Next Post

Em cada esquina uma obra de arte

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Read next

Podemos Sempre Tentar

Quando fazemos alguma coisa pela primeira vez sentimos sempre aquele nervoso miudinho e ouvimos a nossa voz…

Rostos

Por entre a multidão, olho freneticamente procurando um rosto que me diga algo, que me faça sentir alguma coisa.…

A essência de ser

Tanto corremos que nos esquecemos de viver. O tempo escorre-nos pelos dedos e nem que juntemos as mãos,…

Night Shift

Muitos podem pensar que “Night Shift” é apenas mais uma das muitas séries sobre médicos. Afinal no…