fbpx
CinemaCultura

Minari: Em Busca da Felicidade (2020) – Crítica

Minari is truly the best. It grows anywhere, like weeds. So anyone can pick and eat it. Rich or poor, anyone can enjoy it and be healthy. Minari can be put in kimchi, put in stew, put in soup. It can be medicine if you are sick. Minari is wonderful, wonderful!

– Soonja

Este filme conta a história de uma família coreana que decide seguir o sonho do patriarca ao mudarem-se para uma quinta em Kansas, na América.

Muito bom este filme, um dos melhores de 2020. Acima de todos os aspectos diria que está a cinematografia que é das melhores que vi nos últimos anos, cada frame parece um quadro autêntico e um quadro de enorme beleza. A premissa do filme é simples mas cativante e resulta. Quanto às representações acho que estão todas num nível altíssimo e isso corresponde à direção e guião do resto do filme.

Tenho que dar aqui destaque a Yuh-Jung Youn como a avó que faz um papel arrebatador e é para mim o “coração” do filme, sendo também a origem de “Minari”, e acho que o Óscar de Melhor Atriz Secundária que venceu, foi um dos prémios mais justos da edição deste ano das prestigiadas estatuetas. É um filme sobre família, sobre seguir um sonho, sobre aprender o significado do que realmente importa e de uma forma não linear, tal como a vida é. Um grande triunfo do ano.

* CUIDADO COM SPOILERS *

O filme começa com a chegada da família à quinta, e vai mostrando as diferentes posições que o pai Jacob (Steven Yeun) e a mãe Monica (Yeri Han), é claramente visivel que isto é um projeto de sonho de Jacob e que Monica vai por “arrasto”. Os filhos parecem algo indiferentes perante a situação. Aqui o filme correu o risco de se tornar um pouco monótono.

O filme ganha outra vida quando estes decidem recorrer a Soon-ja (Yuh-Jung Youn) para ajudar a tratar das crianças e ela acaba por trazer um novo espírito a toda a dinâmica da família. Começamos depois a assistir a decisões que parecem afastar cada vez mais Jacob e  Monica, a tensão é bem criada e de forma muito gradual que confere à história um grande realismo, os dois atores contribuem bastante para que esta dinâmica resulte.

Quando toda a família está perto de uma rotura existe um acontecimento trágico que envolve Soon-ja e que nos relembra como os tempos mais negros são os que juntam as pessoas e os que nos fazem pensar no significado de família. O filme é por isso uma conquista em todos os aspetos que tenta apresentar e uma sólida demonstração do compromisso que se deve fazer quando vivemos para os outros.

Minari : Em Busca da Felicidade (2020)

Argumento
Interpretação
Fotografia
Produção

8/10

A busca da felicidade num cenário de sonho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
%d bloggers like this:

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.