fbpx
MundoPolítica

Fosse de esquerda…

Confesso que já há muito deixei de me surpreender com a forma como a hipocrisia reina no mundo actual. Contudo ,não consigo deixar de olhar com espanto para forma como tudo se faz e tudo se transforma, quando o actor/actriz político é oriundo da esquerda ou da direita.

Tomemos como exemplo o que se está passar no Brasil. O actual Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, foi eleito num acto eleitoral democrático, após um processo de impeachment que bisou, pura e simplesmente, afastar Dilma Roussef do poder sem que contra essa fosse provada qualquer um dos fundamentos do dito processo. Dilma foi, tão-somente, culpada de ter a confiança política de Lula da Silva, antigo Presidente do Brasil que luta na Justiça por uma suposta presunção de inocência que não a deveria ser – nunca – colocada em causa num mundo que se diz democrático como o nosso.

O processo de impeachment de Dilma mereceu o apoio de quase todos os membros do tal mundo democrático. Muitas foram as pressões, investigações jornalísticas e outras coisas tais sobre Lula da Silva que enfraqueceram Dilma ao ponto de esta não ter outra opção senão entregar-se a um esquecimento cruel, porque, repito, não houve motivo nem justificação legal alguma que justificasse o seu afastamento. O maior erro de Dilma terá sido, a meu ver, o não embarcar no famoso plano de revitalização da economia. O tal plano que as potências do nosso mundo tanto gostam, dado que os tais processos de privatização lhes dão acesso a sectores vitais da economia de um país e tendo, para tal, de pagar uma quantia irrisória.

Com a chegada de Bolsonaro ao poder, poucos foram os que quiseram ver o óbvio.

É sempre preocupante, quando um político democraticamente eleito se rodeia de militares e os coloca a liderar ministérios chave. A actual guerra aberta entre Bolsonaro e o principio da separação de poderes, por causa de uma investigação federal da qual é alvo, é a justificação principal de tal estratégia…

Nada que não se soubesse à partida que ia acontecer, mas como Jair não é de Esquerda, é encolher os ombros e deixar andar, até porque isto é lá com os brasileiros. Já se Bolsonaro e a sua quadrilha fossem oriundos da Esquerda despesista, bandida, reacionária e tudo mais…

Uma nota final sobre o que está a suceder nos Estados Unidos da América.

Quem tem por hábito ler o que aqui escrevo sabe muito bem que não simpatizo com os norte-americanos. Especialmente, porque ao fim de séculos e de um guerra civil que dividiu o país em dois, estes ainda não se livraram desta coisa terrível que se chama racismo.

Contudo, nada, mas mesmo nada, justifica os actos de violência e de pilhagem que os manifestantes têm levado a cabo em muitos estados. É que de parvo, violento e ignorante já chega Donald Trump e quem o apoia.

E mais não digo…

Pedro Silva

"É preciso provocar sistematicamente confusão. Isso promove a criatividade. Tudo aquilo que é contraditório gera vida." (Salvador Dalí) Crítico, opinativo e com mente aberta. É isto que caracteriza um Cronista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.
%d bloggers like this: