Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
CulturaCultura

Festa viking na Escócia

Desde 1880, as ilhas Shetland, na Escócia, recebem a festividade chamada de “Up Helly Aa”, que tem lugar na última terça-feira do mês de Janeiro. A festividade ocorre em dez localidades diferentes destas ilhas, mas é na cidade de Lerwick que é comemorada de forma mais multitudinária.

mg_festavikingnaescocia_2

É uma festividade que celebra a herança norueguesa destas ilhas, que foram, por proximidade, governadas pelos noruegueses, durante 500 anos, até se tornarem parte da Escócia em 1468. Este festival fecha a comemoração das festividades natalícias e nas suas origens comemora o final do Yule, uma festa pagã, pré-cristã que festejava o solstício de Inverno. Somente há 150 anos se começou a recuperar o legado desta festa nestas ilhas agora escocesas.

Na celebração, há um líder (Gueizer Jarl), que comanda os seus 900 vikings para carregarem um grande navio (drakkar) pelas ruas de Lerwick. O navio passa pelo museu da cidade, por hospitais, escolas e pelo lar dos aposentados até chegarem ao mar.

A festividade está aberta ao público, mas somente os habitantes de Lerwick é que podem participar da procissão e transformarem-se em vikings por um dia. Os turistas só podem ser espectadores.

mg_festavikingnaescocia_1

Como não podia faltar, a festividade está cheia de capacetes vikings, saias escocesas (kilts), cerveja, música tradicional e fogo. Além disso, o momento auge desta festa viking ocorre à noite, quando centos de gargantas entoam antigos cânticos vikings e se inicia uma grande procissão de tochas pela cidade que, no fim, são lançadas à embarcação. A festa prolonga-se até que o fogo consome a embarcação, quase ao amanhecer.

Espectacular e talvez, um tanto aterrador, assim é o “Up Helly Aa”, o maior festival dedicado ao fogo na Europa.

Tags
Show More

Maria J Gutierrez

Bióloga de profissão, amante da natureza e de todas as suas formas de vida, desde os seres mais gigantes até aos mais pequeninos. Não há nada como estar com a família, descobrir o mundo, aprender, ler um bom livro e cervejinhas com os amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: