Lamento informá-lo, mas a sociedade tal como a conhecemos encontra-se em fase pré-apocalíptica. A culpa não é das alterações climáticas nem do Carona vírus. O verdadeiro colapso é uma pessoa ter espinafres nos dentes, cruzar-se com meio mundo e nenhuma alminha nos alertar para o facto. O que é feito da solidariedade e empatia?
Vivemos hoje uma grave crise de valores. Perdemo-nos de nós mesmos ao ficarmos presos à competição desenfreada por um lugar ao sol, acorrentados a um sistema económico que fomenta o individualismo e o medo do outro.
Se existir redenção é em termos a coragem de assumirmos que errámos nesta proposta de caminho globalizado, e a humildade em recuarmos alguns passos e voltarmos ao essencial.
Como Leonardo Boff referiu num artigo publicado no seu site, “aqui se funda uma ética, capaz de incluir a todos na família humana. Essa ética estrutura-se ao redor dos valores fundamentais ligados à vida, ao seu cuidado, ao trabalho, às relações cooperativas e à cultura da não-violência e da paz.”
Tenho esperança de que na próxima vez que coma uma apetitosa merenda de legumes, alguém me venha tocar no ombro e me diga ao ouvido que não sou o Popeye, para andar a exibir espinafres.