fbpx
Sociedade

Espinafres nos dentes e colapso civilizacional

Lamento informá-lo, mas a sociedade tal como a conhecemos encontra-se em fase pré-apocalíptica. A culpa não é das alterações climáticas nem do Carona vírus. O verdadeiro colapso é uma pessoa ter espinafres nos dentes, cruzar-se com meio mundo e nenhuma alminha nos alertar para o facto. O que é feito da solidariedade e empatia?

Vivemos hoje uma grave crise de valores. Perdemo-nos de nós mesmos ao ficarmos presos à competição desenfreada por um lugar ao sol, acorrentados a um sistema económico que fomenta o individualismo e o medo do outro.

Se existir redenção é em termos a coragem de assumirmos que errámos nesta proposta de caminho globalizado, e a humildade em recuarmos alguns passos e voltarmos ao essencial.

Como Leonardo Boff referiu num artigo publicado no seu site, “aqui se funda uma ética, capaz de incluir a todos na família humana. Essa ética estrutura-se ao redor dos valores fundamentais ligados à vida, ao seu cuidado, ao trabalho, às relações cooperativas e à cultura da não-violência e da paz.”

Tenho esperança de que na próxima vez que coma uma apetitosa merenda de legumes, alguém me venha tocar no ombro e me diga ao ouvido que não sou o Popeye, para andar a exibir espinafres.

Patrícia Carvalho

Olá. Nasci sob a égide do Dragão. De mim saiem fagulhas de luz e de sombra. Acredito no Amor como força motriz. Gosto de olhar nos olhos. Todos os dias encanto-me com a magia da vida. Sou isto e mais uns pozinhos de perlimpimpim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.
%d bloggers like this: