Com o aparecimento do COVID, aquilo que era normal deixou de o ser e muitos dos nossos hábitos tiveram que mudar do dia para a noite. Um perfeito caso disso é os métodos de ensino, professores e alunos tiveram que aprender rapidamente uma nova maneira de ensinar e aprender, mas qual será o mais vantajoso tanto para os alunos como para os professores? Qual será o melhor para alunos e professores aprenderem e leccionarem, respectivamente? Como já há uns anos que parei de estudar, não experienciei as aulas ZOOM, como tal, fui falar com pessoas que tiveram oportunidade de experimentar e de viver essa realidade.
Embora tenhamos tendência para comparar, não o devemos fazer, é um erro, visto serem muito diferentes um do outro. O ensino presencial tem a vantagem de o professor ter contacto com os alunos e vice-versa, os alunos terem contacto entre eles, afinal a sala de aula é um Ecossistema, lutando contra o distanciamento social que já antes da pandemia estava aparecer, pelo uso das tecnologias que cada vez mais estão presentes nas nossas vidas e que já não conseguimos viver sem elas. Ao debaterem entre eles, ganham ferramentas de socialização e argumentação, afinal esta não é feita só com palavras, a postura corporal também mostra a opinião das pessoas.
Com este método de ensino, o professor consegue compreender se a turma está a perceber a matéria ou se alguém está com mais dificuldades, mas fazer isto nas aulas online já é muito mais difícil, não se consegue ver tão bem as expressões das pessoas por um ecrã, em que diversos factores como o equipamento ou a internet que a pessoa tem, vão influenciar, além que nada dá garantias que o aluno esteja atento à matéria que está a ser lecionada, já que é possível ter várias janelas abertas nos computadores, este é um método que pode ser para os alunos que possuem uma grande capacidade autodidática e com bons métodos de estudo, mas infelizmente nem todos eles têm essa capacidade.
O método tradicional de ensino também é uma mais-valia para a nova geração ganhar responsabilidades como pontualidade e assiduidade, já que para estarem na sala de aula tem que ter uma rotina para que não falhem aos seus compromissos, mas com as aulas por Zoom basta o aluno sair da cama e sentar-se à frente do computador, neste ponto temos a vantagem que ao ficarmos em casa, não gastamos recursos monetários nem ambientais para nos deslocarmos, mas, na minha opinião, no final o preço será mais alto para o futuro dos alunos.
Com estes factores, na minha opinião que para o ensino, o melhor seria voltarmos às aulas presenciais, em que o Ecossistema da Sala de aula continua activo, onde as relações interpessoais continuam a acontecer. As aulas online foram uma necessidade, para contornarmos os acontecimentos que mobilizaram o Mundo, mas não pode ser uma solução permanente.
Nota: este artigo foi escrito seguindo as regras do Antigo Acordo Ortográfico