Negócios

As gerações e os métodos para o sucesso

Há empresas que optam por ter só jovens a trabalhar enquanto que outras preferem pessoas mais velhas, mas qual será a melhor opção? Aliás, haverá uma só opção? Talvez a resposta passe por unir ambos.

Um facto é que, por vezes, gera-se um conflito de gerações no ambiente de trabalho exatamente por esta distinção entre funcionários jovens e funcionários séniores. Este problema seria facilmente resolvido se todos se preocupassem em unir as suas diferenças e alcançar o sucesso através delas. O sucesso vem do inesperado. Algo que sempre teve sucesso não vai ter a mesma importância que algo que surgiu inesperadamente e de forma bastante positiva. Assim, se as diferenças entre júniores e séniores se unissem, haveria muito mais força para alcançar o sucesso exatamente porque é o diferente que cativa e produz mais resultados.

A dinâmica atual dos negócios reúne diferentes gerações, mas, para que elas funcionem em conjunto, é necessário tirar o máximo proveito das qualidades de cada uma. Porque não ouvir a sabedoria dos mais velhos e as ideias dos mais jovens? Os mais velhos têm a experiência, a sabedoria, a vivência da vida e os mais jovens têm as ideias, a modernidade, o atual, a energia.. Tudo isto unido não daria mais resultado? Certamente que sim. A melhor forma de lidar com os conflitos no trabalho é saber entender as diferenças, sendo que, para isso, é necessário que jovens e séniores se vão conhecendo e estabelecendo relações laborais. O Coaching é uma exelente ajuda para esta harmonia, porque os incentiva a trabalhar em equipa e a produzirem resultados conjuntos para determinada empresa.

Certamente é isso o mais importante: o convívio, as relações desenvolvidas no trabalho e a capacidade de trabalho em equipa. Uma equipa bem preparada alcança mais facilmente o sucesso do que uma equipa em que as quebras se sobrepõem às uniões. A união entre estas duas gerações é o ideal, porque acaba por permitir um prolongamento do passado para o presente aliando a experiência dos séniores às ideias e inovações dos mais jovens.

Tags

Cátia Barbosa

Dizem que sou sonhadora. Gosto de sonhar acordada mais do que quando estou a dormir. Prefiro o som às imagens e a natureza aos ecrãs. Acredito em magia, em sonhos que se realizam e em tudo aquilo que não se vê com os olhos. O amor move-me e foi ele que me levou às palavras. A licenciatura em Jornalismo e Comunicação tirou-me qualquer dúvida sobre aquilo que quero fazer na vida. E o amor pela rádio só veio aumentar essa certeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to top button
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: