Com uma Chávena me Conquistas, com uma Chávena me Destróis

Uma chávena de açúcar…”? Conhecem aquela sensação de estar a ouvir uma frase que sabem no vosso interior que é o início de uma catástrofe? No que toca à Pastelaria, a palavra chávena traz-me essa sensação. E percebi logo que a coisa não ia correr bem.

– Gramas Mãe… Quantas gramas são?

– Não sei, faço a olho…

– Tens a certeza que queres fazer isto?

Claro que quero. Eu gosto de adrenalina e de ir contra a minha intuição. Quando mais num jantar importante e convidados VIP! Cala-te voz parva.

– Bom… dá-me lá a receita…

Tudo começou, porque tinha ontem dois convidados importantes. Todos são, mas estes são MUITO. Obviamente, queria que tudo estivesse perfeito, mas, mais uma vez, percebi que a minha imperfeição é afinal o que é perfeito para os outros.

Foi rápido pensar num menu que se adequasse: conheço alguns dos gostos deles e teria de ser peixe. No entanto, a sobremesa ia ser uma dor de cabeça. A meio da tarde, pensei que podia fazer um bolo. Um que a minha mãe faz para mim muitas vezes e que junta caramelo e ananás, mas, por alguma razão, nunca lhe tinha pedido a receita e a “mammy” faz tudo sem medidas. E eu já devia saber melhor que as receitas doces dela nunca me correm bem.

Liguei-lhe, mas, assim que comecei a ouvir falar em chávenas, tive logo a noção de que ia ser uma péssima ideia. Ainda assim, achei que era cedo. Se não corresse bem, tinha sempre a possibilidade de colocar em prática o plano B: o meu parfait de morango que faço em cinco minutos e que todos gostam.

Deu-me a receita e explicou-me o processo. Desliguei e comecei a fazer o bolo. A massa ficou cremosa. “Humm… vou fazer o caramelo.” Caramelizei a forma e comecei a forrá-la com ananás. Coloquei a massa e, a seguir, forno. Tinha-me dito que demoraria cerca de 25 a 30 minutos. O bolo começou a crescer e eu deixei de me preocupar. Tudo indicava que ia correr bem.

Fui tratar do Jantar. Cozi Batatas grandes com pele e inteiras para 4 pessoas, retirei-as do lume e deixei arrefecer. Entretanto, tinha feito um bechamel e cozido bacalhau.

Desfiei o bacalhau, temperei com sal, alho, citronela, raspa de limão, pimenta e um pouco de noz-moscada. Retirei parte da polpa às batatas, formando uma concavidade em cada metade, e juntei ao bacalhau, com o bechamel para unir tudo. Fiz uma pasta e recheei as batatas. Uni as metades e fiz cestinhos de alumínio, onde as coloquei para irem ao forno. Só faltava o queijo por cima, para que gratinassem.

Fiz ainda uma salada com queijo mozarela, tomate, maçã e morangos, temperada com um pouco de sumo de lima, azeite sal e muitos orégãos.

30 Minutos depois…

Tirei o bolo do forno. Só pensava que o caramelo se tinha colado às paredes da forma e que o bolo não ia desenformar. A minha Mãe tinha avisado com ar solene: “O Bolo tem de ser desenformado quente, Marisa Alexandra.” Percebi logo que era regra a seguir.

Pego no prato, viro o bolo e sinto-o a deslizar para o prato. “YYYEEEEEIIIII!!!! Não colou.” Nesse preciso momento, toca o telefone. E assim que atendo, ouço-a em voz alta a perguntar:

-Então, correu bem?

– Não, Avó, esbardalhou-se todo! – Responde o meu filho à gargalhada, perante um bolo que mais parecia uma ruína de um castelo medieval. Só tinha cozido metade e a outra metade estava crua, porque não rodei a forma, durante o tempo de cozedura.

– Mas Avó, está muito bom! – Já estava de forma na mão e a retirar uns pequenos pedaços que tinham ficado colados na mesma.

19.06…

Porta-Chaves! Vamos à rua, temos de passar ao Plano B!

 

Vamos às compras?

  • 500 grs de morangos
  • 500 grs de queijo quark
  • Doce ou compota de frutos vermelhos ou morangos
  • Açuçar q.b.

 

E agora preparar:

Desfaça cerca de 100 grs de doce num recipiente. Prepare 4 taças transparentes e coloque num fundo de cada taça duas colheres de sopa de doce.

Junte um pouco de açúcar ao Quark e envolva-o por forma a ficar cremoso e doce q.b.

Corte os morangos em pedaços pequenos.

De seguida, apenas temos de ir alternando camadas de Quark e morangos, sendo que devemos terminar com o Quark.

Como opção, é possível decorar com raspas de chocolate, metades de morango, ou bolacha ralada.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

As Vozes

Next Post

Joana Lisboa: a pessoa para lá da artista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Read next

Anos 90: Supermodelos.

Sobre a década de 90 já muito foi dito. Existe inclusivamente um programa dedicado aos 90’s no National…

Kiss, Kiss, Bang, Bang

No momento em que The Big Bang Theory decidiu apostar num romance entre Leonard e Penny, começou a surgir uma…