EducaçãoSociedade

As tecnologias na educação

Falemos de tecnologia. Essa coisa que está sempre a evoluir e que entrou na nossa vida para ficar. Essa coisa que entrou na vida dos mais pequenos e a mudou tendo em conta o passado. Falar de tecnologia não é fácil já que esta é composta por inúmeras vantagens e desvantagens.

A verdade é que as tecnologias móveis chegaram e conquistaram o mundo dos mais pequenos. Actualmente, é muito fácil usar as tecnologias no que diz respeito ao ensino. Muitos são os professores que olham para estes dispositivos como inimigos da aprendizagem já que acreditam que estes evitam o contacto com o papel, os livros e que são uma fonte de distracção. Mas não será possível incorporar estes dispositivos móveis no ensino de forma positiva? Acredito que sim. Claro que há inúmeras desvantagens mas isso não impede que os jovens possam aprender utilizando a tecnologia. Em primeiro lugar, porque existem inúmeras app’s que podem ajudar a desenvolver a aprendizagem. E em segundo lugar, porque estes dispositivos contêm imensas informações úteis para esse desenvolvimento. Claro que o contacto com o papel, com os livros e com tudo aquilo que antecede a tecnologia é o mais importante.

Contudo, uma coisa não impede a outra e acredito que o ideal será uma junção entre ambos. Afinal, utilizar a tecnologia não é recusar tudo o resto. Trata-se apenas de alargar os horizontes e aceder mais rapidamente e instantaneamente a um maior conjunto de informações úteis ao nosso estudo. E não creio que isso seja negativo, muito pelo contrário. Esses dispositivos móveis acabam por trazer mais facilidade e rapidez a quem os utiliza e, desta forma, não vejo qualquer problema em incorporá-los no ensino. Ensinar consiste em incutir uma série de conhecimentos em alguém usando, para isso, os melhores métodos de forma a que as aprendizagens sejam devidamente apreendidas pelo aluno. E a tecnologia é um desses métodos. Tendo em conta a quantidade de sites e aplicações que promovem a aprendizagem, penso que é produtivo introduzi-la no ensino.

Assim sendo, e ao contrário do que muitos pensam, introduzir dispositivos tecnológicos no ensino não significa acabar com os métodos utilizados antes do aparecimento destes. Significa apenas um complementar de métodos. Uma junção entre formas de aprendizagem que dão ao aluno um maior leque de possibilidades e, consequentemente, uma maior vontade de aprender.

Tags
Show More

Cátia Barbosa

Uma aspirante a jornalista que ama escrever, viajar, e que, acima de tudo, quer ser feliz.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: