Não poder sem razão aparente, ‘só por ser uma mulher’, é tramado. Hoje é fácil entender o porquê. Ou, melhor, hoje, é mais complicado entender porque foi assim.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades… Mas foi precisa luta pela igualdade, no passado. São fundamentais, as mulheres, na história do Ser Humano. Sempre foi assim, mas só agora lhes damos a importância devida. Há zonas onde há mais discriminação, em que são parte dos mais atingidos — mulheres, idosos, deficientes. Se fores deficiente e idosa tens a pontuação máxima.
São elas as criadoras das pessoas e gentes, do recheio das casas e família. Houve um início em que a força física era essencial e o homem era mais importante. Com o crescimento dado à sensibilidade, a mulher ganhou importância e gerou-se um equilíbrio. Começar a perder mesmo muito no começo é bom porque obriga à recuperação.
A minha memória é mazinha e não tem melhorado com a idade. A verdade é que, na atualidade, se nota muito a presença das mulheres na sociedade, em todas as áreas, cada vez mais. E isso nota-se por termos uma sociedade mais inclusiva, mais juvenil e simpática. Estamos melhores? Talvez não se possa dizer isto.
Os tempos não são nem melhores nem piores. O Verão, o Inverno, o Outono e a Primavera são diferentes. O amanhã é diferente do ontem, tem qualidades diferentes.
Em todo o homem, a inveja de não ser mulher…