fbpx
Bem-EstarLifestyle

Qual é o teu propósito?

por Andreia Ferreira

”Todas as graças da mente e do coração se escapam quando o propósito não é firme.”

William Shakespeare

Quando alguém comenta que gostaria de saber o seu propósito lembro-me sempre dos filmes Hollywoodescos em que toda a Humanidade depende apenas de um herói que tem que se manter vivo nas piores das condições e salvar o máximo de pessoas que conseguir pelo caminho. Imagino que a vida de muitos dava um filme, mas caramba, não exageremos! Nem sequer sei de onde é que vem esta ideia de que tem que haver uma “Grande Demanda”, com tanta responsabilidade para cada um de nós. Este peso não é nada prático pois está a tornar os nossos caminhos e sonhos difíceis – se não impossíveis – de trilhar. Será que para sermos os heróis da nossa vida temos que ter uma força supra humana? Ou temos que ter um propósito que salve toda a Humanidade? E não fará mais sentido haver mais que um propósito?  É que se temos tantas áreas na nossa vida e tantos interesses uma só maneira de o realizar não seria um pouco limitador?

Acredito que chegou o momento de tornar as coisas mais simples ou pelo menos de compreendê-las de forma mais prática nas nossas vidas: O Propósito de que tanto falam é transversal a toda a nossa existência? Sim é, mas talvez existam micro propósitos que nos possam levar cada vez mais longe em vez de estar sempre à espera de começar a viver apenas no momento em que pensamos que descobrimos o nosso “Grande Caminho”. É que viver a vida com propósito significa que devemos viver com sentido e com intenção em vez de estar sempre à espera de encontrar algo que acreditamos que está perdido.

Na prática, quanto a mim, o sentido da vida é o sentido que lhe dermos e é por isso que acredito que o Propósito de cada um de nós é a expansão de consciência e evolução. Por outras palavras: a nossa grande demanda é ser o mais feliz e realizados possível respeitando-nos a nós mesmos e a todas as outras formas de vida. Só isso é um trabalho de muitos anos (para quem acredita na reencarnação, de muitas vidas)! Na verdade, das poucas obrigações que realmente temos é assumirmos 100% da responsabilidade pelo que nos acontece.

Bom, tudo muito lindo, mas não é suposto salvarmos alguém? Será? Sim, salvamos a nós mesmos e basta.

É que ser feliz e realizado dá trabalho, respeitar-nos a nós e aos outros muito mais. Para sermos felizes temos que estar alinhados connosco próprios, aceitando-nos como nós somos, sem incertezas e com confiança que a vida vai fluir. Ai, pois é… Ser feliz não tem impacto na tua vida e na das pessoas que te rodeiam? É que quem é feliz aproveita a vida e deixa-se guiar pelos 5 sentidos a todo o momento, vive no “aqui” e no “agora” porque tem consciência de quem vive no passado carrega culpas e desamor e que quem vive no futuro gera medos e ansiedades de algo que nunca pode vir a acontecer. Vale a pena viver nesse teatro mental e ignorar a nossa própria felicidade? Ignorar o nosso caminho de vida? Não seguir o caminho que queremos para nós?

Quem procura o seu propósito deve encontrar as respostas para as seguintes perguntas: O que é que tem impacto na minha vida? Não estarei a subvalorizar a minha felicidade? Sempre acreditei que a felicidade era uma coisa garantida? Quando me dei de que conta que não era feliz perdi-me no caminho? 

Acredito que o Propósito revela-se no caminho, nasce na atenção e no foco que damos à nossa existência e reside na felicidade interior e em tudo o que nos acontece e vive no presente porque no passado estão as lições que devemos aprender e no futuro as possibilidades de nos realizarmos de forma plena.

Quem sente que vive no seu propósito diga: Eu

Andreia Ferreira

A sincronização do universo é das coisas que mais me fascina. Acredito (mesmo) que as coisas acontecem por uma razão, e dou por mim a pensar muitas vezes no que é posso aprender com cada situação. Procuro a sabedoria da quietude de espírito e do caminho do meio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
%d bloggers like this:

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.