Com a chegada do Outono, é excelente sabermos o que nos ajuda a manter o sistema imunitário forte. E não: não temos de nos fechar e evitar viver a vida para garantirmos que atravessamos esta fase com saúde, tudo o que é necessário é implementar quatro passos simples que nos darão excelentes resultados.
O sistema imunitário é a resposta do corpo humano a invasores e agentes externos que enfraquecem o sistema. Alguns são muito óbvios, como por exemplo, condições severas de vento invasivo ou falta de comida adequada, enquanto outros são aparentemente inofensivos mas, no entanto, quando feitos de forma contínua, podem ter um grande impacto no estado da nossa saúde.
Se implementarmos estes quatro hábitos, o nosso sistema imunitário sairá fortalecido e o nosso organismo irá encher-se de vitalidade para enfrentar a nova estação da melhor forma:
1 – Parar de Ingerir Bebidas Geladas
Cada comida tem propriedades energéticas, não apenas relacionadas com os seus nutrientes, mas também com as suas características térmicas. Alguns alimentos são considerados quentes, e outros frios. Para além do método de cozinhar e da comida em si própria, o factor óbvio que afecta as propriedades térmicas é a temperatura. Quando se come comida fria, o estômago requer mais energia para aquecer o que ingerimos. E se ingerirmos bebidas frias, o efeito no organismo é bastante mais elevado, porque estamos basicamente a arrefecer o rapidamente o corpo e, consequentemente, a exigir energia extra para manter os órgãos vitais quentes.
Beber constantemente bebidas frias prejudica a digestão e afeta as amígdalas negativamente, roubando energia do nosso corpo. Parar de beber bebidas frias, especialmente durante as refeições, é um passo importante para preservarmos a nossa energia. Sabia que em lugares onde a longevidade é elevada como certas ilhas no Japão ou no Mediterrâneo é comum não beber durante as refeições ou apenas ingerir uma pequena quantidade de chá quente ou de vinho tinto à temperatura ambiente?
Este hábito de ingerir bebidas frias tem de parar pelo bem da nossa saúde! E é preferível beber nos intervalos entre as refeições do que durante.
2 – Usar Especiarias
Com as vidas rápidas que levamos, a alimentação, embora mantenha um papel central na sociedade, ficou desprovida de nutrição benéfica. Comer muito e fazer demasiadas combinações durante a refeição não apoia o nosso organismo. Para além de ser importante comer uma dieta variada rica em nutrientes com vegetais e frutas de todas as cores, também é fundamental usar especiarias. É melhor comer combinações simples de comida do que comer uma enormidade de alimentos à refeição e, dessa forma, dificultar a digestão.
Um dos melhores remédios para enfrentar os agentes climatéricos da transição de estação são as especiarias. Óregão, alecrim, alho, pimenta, canela, açafrão, hortelã, apenas para mencionar alguns, vão-lhe dar o sabor extra que faz com que a sua comida se torne deliciosa, enquanto reforçam o seu sistema imunitário. Para além disso, muitos são supressores de apetite naturais ou ajudam a realizar a digestão, por isso também assistem o organismo a absorver os nutrientes que necessita.
Outro segredo que faz toda a diferença é mastigar bem. Mastigar é a chave para curar muitas maleitas digestivas. Não acredita em mim? Experimente mastigar 36 vezes, como recomendava o nutricionista Horace Fletcher, a cada refeição durante uma semana e observe como a sua digestão se comporta. Ficaremos a aguardar o seu feedback.
3 – Dar uma Caminhada
Vá dar um passeio na natureza diariamente! O exercício físico é a arma mais poderosa para reforçarmos o nosso sistema imunitário e se o fizermos na natureza, sentiremos o nosso corpo revigorado por respirarmos ar recheado de iões negativos (que é o mesmo que dizer ar puro que as nossas células apreciam para se nutrir).
Banhos de Floresta consiste em caminhar no meio das árvores e esta prática comum no Japão está cientificamente provada em aliviar o stress e a ansiedade de forma imediata, contribuindo para um estado mental de serenidade. Também pode praticar atividades como Chi Kung ou Tai Chi no meio da natureza.
Caminhar é a forma mais completa de exercício que o ser humano pode fazer e está prontamente disponível em qualquer lugar a qualquer hora. Por isso, vá dar uma caminhada diariamente, o seu organismo agradece-lhe!
4 – Rir
Já ouviu dizer que rir é o melhor remédio? Pois bem, e é mesmo! Rir liberta endorfinas, conhecidas como hormonas da felicidade, diminuindo os níveis de cortisol (stress) e, consequentemente, ativando o seu sistema imunitário. Quando escolhemos ser positivos e encarar a vida com leveza, estamos a investir na nossa saúde.
Pense assim: sente-se melhor quando é positivo ou quando é negativo? Quando colocamos a questão desta forma, é bastante óbvio, não é? Ser-se positivo é uma escolha que faz diariamente, momento a momento. Rir vai assisti-lo a fazer a tomar essa decisão e a irradiar gratidão.
Se começarmos já a implementar estes 4 passos, teremos um Outono vibrante, cheio de vitalidade! Pequenos passos são aqueles que fazem a maior diferença a longo prazo, depende de nós investir diariamente no nosso próprio bem-estar!