Nós e a Arte

Palavra de origem latina, ars, artis, significa técnica, habilidade natural ou adquirida, maneira de ser ou de agir.

Que importância tem a arte para nós e para a sociedade em geral? Com base na educação, a arte realiza o processo de criação no indivíduo, levando-o a desenvolver a sua criatividade e raciocínio, melhora o seu potencial de pensamento e de realização de actividades, e até ajuda a solucionar problemas em situações sociais e quotidianas. Sem dúvida, ela pode ser considerada como sendo uma necessidade de expressão do ser humano, surgindo como interpretação das relações do homem com o seu eu interior e com as formas de ver o mundo.

Através dela, a humanidade expressa as suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Na verdade, a arte transforma a forma de imaginar e de entender o mundo. É a maneira de um indivíduo expressar as suas emoções, a sua história, por meio de valores estéticos, como beleza e harmonia.

As várias formas de arte, a pintura, a escultura, a música, a literatura, a dança, o teatro e o cinema, a arquitetura, etc. destacam-se principalmente pela emoção e a essência do belo que provocam a quem as observa.

É de salientar que a arte tem uma importante função social na medida que expõe características históricas e culturais de determinada sociedade, tornando-se um reflexo da essência humana.

A arte mostra-se presente na história da humanidade desde os tempos mais remotos.

A arte e a cultura, na minha opinião, estão interligadas, sendo ambas um conjunto de costumes, histórias, tradições e comportamentos de determinada sociedade.

Gostaria de relembrar as primeiras manifestações de arte:

A arte rupestre, ou registos rupestres como alguns entendidos já designam, é o termo que denomina as representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tectos e outras superfícies de cavernas e abrigos em rochas, ou mesmo sobre superfícies rochosas, ao ar livre. Os achados mais antigos desse tipo de arte datam do período Paleolítico Superior (aproximadamente 40.000 a.C.). A arte rupestre divide-se em dois tipos: a pintura rupestre, composições realizadas com pigmentos, e a gravura rupestre, imagens gravadas em incisões na própria rocha. Os pigmentos utilizados são materiais facilmente encontrados na natureza, como argilas, minerais, carvão, ossos carbonizados.

A minha conclusão, neste pequeno apanhado:

Embora o conceito seja amplo e possa ser diferente conforme a cultura e a vivência de um povo, a arte está presente em todo o mundo e tem grande influência na vida diária. A arte na sociedade pode revelar muito sobre o momento presente, sobre o próprio artista e a sua relação com o mundo à sua volta. Assim como sobre as pessoas que entram em contacto com determinada obra.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Se acreditares muito

Next Post

Sean Penn: O Filho Traquina da América

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Read next

Uma Separação

Vi Uma Separação em Outubro de 2011, já sabendo dos cinco prémios em Berlim, incluindo o Urso de Ouro e os Ursos…