fbpx
Televisão

Friends: A Reunião (2021) – Uma viagem arrebatadora

A mágica série “Friends” que conquistou o mundo entre meados dos anos 90 e meados da década de 2000, regressou para um último “especial”, em que os atores, produtores e convidados especiais refletem no processo de como toda a série foi feita e o impacto que teve na vida de cada um e na vida dos espectadores.

Antes de mais, dizer que eu sou um completo fanático da série e, por isso, qualquer efeito que a série pode ter num espectador regular, terá sempre um efeito mais intenso na minha pessoa. Amei este especial, porque acho que foi poderoso, comovente e fez-nos perceber como esta série nunca foi “só” uma série, foi uma família que, através de um conjunto muito específico de circunstâncias, fez com que tudo resultasse.

Na verdade, não são Ross, Rachel, Monica, Phoebe, Chandler e Joey que regressam mas, sim, David Schwimmer, Jennifer Aniston, Courteney Cox,  Lisa Kudrow, Matthew Perry, Matt Le Blanc, mas acho que os próprios atores sentem que, neste universo, o ator e a personagem tornam-se num só. Os convidados especiais foram bem doseados e com pontos de vista bastante interessantes e os 6 atores são imaculados na sua química – é como se nunca tivessem estado sem falar e como se nestes últimos 17 anos tivessem continuado a fazer a série. Mais abaixo vou falar de momentos específicos deste especial, mas para já digo só a qualquer pessoa que esteja a ler para se despachar a ver este documentário, porque é uma jornada de emoções fantástica. E para todos os que queriam/esperavam uma continuação, há um pequeno rebuçado no final de tudo que acho que serve um pouco como resposta a todas essas esperanças.

* CUIDADO COM SPOILERS *

Falando mais especificamente da forma como o documentário foi feito, adorei toda a produção. A primeira cena é a filmagem de todos a regressarem aos cenários icónicos da série e a trocarem impressões iniciais, um momento onde já podemos ver uma ligação quase umbilical entre todos. Após entrar o nostálgico genérico (que apropriadamente é idêntico ao da série), começamos a acompanhar uma entrevista dada a James Corden pelos 6 à frente da épica fonte do genérico e vamos alternando sempre entre relatos nos bastidores, conversas dos atores nos cenários e convidados especiais, ao mesmo tempo que contam como cada um foi escolhido, as impressões iniciais de cada um ao conhecerem-se e o impacto de toda a experiência. Tudo, enquanto viajamos pelos momentos mais marcantes da série.

Fazendo agora um top 10 de melhores momentos do especial e que tornaram tudo tão bem feito:

1 – A alternância entre cenas da série e a “recriação” das cenas na atualidade – Uma coisa que achei que resultou super-bem e mostrou, acima de tudo, a química entre todos foi o facto de recriarem cenas marcantes da série à volta de uma mesa, enquanto alternavam com cenas da própria série. Entre elas, temos o icónico beijo de Ross e Rachel, Phoebe a ver Monica e Chandler pela primeira vez e a cena em que Chandler admite ter urinado em cima de Mónica.

2 – O suposto romance de David Schwimmer e Jennifer Aniston – James Corden questiona, a certa altura, se nunca houve algum romance entre os atores e David Schwimmer confessa ter tido uma atração por Jennifer, sendo que os dois admitem ter sido mútuo e que nunca fizeram nada, porque estava sempre algum numa relação. Este momento foi muito poderoso, uma vez que de facto os dois pensam ter existido ali a oportunidade de algo mais e acaba por ser complementado com muitas cenas de bastidores nas primeiras temporadas e acho que deu outro peso à relação “Ross e Rachel”.

3 – Lady Gaga e o Gato Fedorento – Outro dos momentos que mais me marcou foi quando Lady Gaga se junta a Lisa Kudrow para cantar o icónico “Smelly Cat” e trazendo o coro usado num dos episódios da série, mais que a versão de Lady Gaga o que mais me impressionou foi o facto de Lady Gaga agradecer à atriz por representar aquilo que era ser “diferente” na série e mostrar que até as pessoas mais estranhas têm sempre o seu lugar.

4 – Lisa, o inseto e a genuidade – A forma como em várias interações os atores parecem quase estar em cena acontece várias vezes, aquela que mais se destaca é quando Lisa Kudrow se assusta com um inseto e David Schwimmer tenta afastá-lo mas os dois entram em modo personagem e parece de facto que estamos a ver Ross e Phoebe de novo.

5 – Os Convidados (Jack, Judy, Gunther e Janice) –  Foram vários os convidados, gostaria de destacar os actores que interpretaram Jack e Judy com um testemunho comovente e real, Gunther com uma aparição obrigatória, ainda que por Zoom, e Janice que surge para explicar como foi escolhida e como foi bem recebida por todos. De realçar também o eterno Richard.

6 – A série que salva pessoas – Uma das partes mais comoventes foi também a forma como a série entrevistou fãs de várias partes do mundo que contaram as suas histórias a lidar com doenças, depressões, tentativas de suícidio e tudo com o fator comum de “Friends” como uma luz que os salvou a todos

7 – David Schwimmer e Marcel, o macaco – Ao perguntarem ao elenco o que menos gostaram na série David Schwimmer soltou toda a raiva que sentia por Marcel, o macaco que o acompanhou nas primeiras temporadas. O hilariante é a forma como ele leva aquilo muto a sério e todos os outros gozam com ele por isso.

8 – Desfiles de moda com looks de Friends – Vários convidados desfilaram visuais icónicos da série, incluíndo Cara Delevingne e Justin Bieber, foi uma ideia simples e que resultou muito bem culminando em Matt Le Blanc recriar o seu visual icónico com as roupas todas de Chandler.

9 – Bloopers – Em vários momentos somos apresentados com bloopers que se tornaram épicos ao longo dos anos e os próprios atores também conseguem rever estes momentos.

10 – Matt Le Blanc e o ombro deslocado – Ao referirem um dos episódios mais icónicos, é falado também como Matt Le Blanc deslocou o ombro e teve que ser transportado para o hospital, a história era até já por alguns conhecida mas a veracidade que ver o momento confere foi poderosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo
%d bloggers like this:

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.