+1 202 555 0180

Have a question, comment, or concern? Our dedicated team of experts is ready to hear and assist you. Reach us through our social media, phone, or live chat.

Frango assado – um prazer ou tradição?

(fran·go) é uma carne de aves proteica, que nos remete para um prato muito apreciado em várias cozinhas europeias e não só, também nos continentes americano, asiático e africano.

O frango é uma carne de aves muito versátil e usada em várias cozinhas, permitindo criar e conceber vários pratos, tais como: o frango de churrasco, talvez o prato mais conhecido pela carne suculenta, pele crocante e o toque do picante piri-piri que tornam este prato um prazer irresistível e também uma tradição entre as várias famílias.

O frango é uma carne magra, rica em proteínas e muita consumida por aqueles que procuram uma dieta equilibrada e, ao mesmo tempo, uma alimentação sustentável e de bem-estar.  Temos assistido a uma preocupação constante da nossa sociedade em se criar aves em ambientes sustentáveis, sem a adição de produtos químicos e antibióticos e, que na cadeia alimentar, se traduz em carnes mais cuidadas e uma opção preferencial entre as tendências de muitos consumidores.

O frango assado ou de churrasco é considerado a estrela maior nas mesas lusitanas, com uma incidência em muitos lares que optam mais por este prato do que o também tradicional frango à Brás, um prato com grande adesão pelos consumidores portugueses.

O frango assado ou de churrasco que adquirimos numa loja próxima de bairro ou de uma superfície de supermercado serve sempre de consolo para uma refeição que não temos tempo de confecionar e tem, por si só, alguma magia que tornam este prato tão apreciado e consumido por muitos portugueses.

Não posso deixar de confessar que, frango é a minha carne de eleição e se for assado com molho de limão, ainda melhor. Mas será que o frango assado é assim tão tentador e com alguma magia para encantar tantos apreciadores?

Sim, tem magia quando penso em algumas características que tornam este prato tão especial:

  1. Tem aroma tentador com o uso da combinação de ervas aromáticas, em que a explosão de cheiros aromáticos combinados com uma carne suculenta, estaladiça e dourada convidam naturalmente a uma ativação natural dos sentidos e a sensações de bem-estar – é quase uma promessa de sabor que está prestes a revelar-se e que nos faz salivar para uma prova e experiências imediatas;
  • Um frango bem assado tem uma pele que diria crocante e dourada, em que a textura é o resultado de uma reação a que se chama Maillard, palavra de origem francesa que consiste na reação química entre aminoácidos e açúcares redutores que conferem ao alimento o seu sabor característico, por exemplo: carne grelhada que apresenta uma superfície deliciosamente crocante;
  • O segredo para uma carne suculenta está no equilíbrio entre temperatura e tempo de cozedura. O frango deve ser assado lentamente para que as fibras musculares relaxem e retenham a humidade própria. A gordura da pele também contribui para acentuar a tal suculência.
  • A utilização dos temperos certos conferem no frango camadas de sabor especial com: sal, pimenta, alho, as ervas como tomilho, manjericão e alecrim, sem faltar o limão que confere a acidez e a frescura e a cebola que pode caramelizar e adicionar doçura;
  • É muito importante a técnica de assar em que o forno ou grelhador são o palco onde a magia de qualquer frango assado acontece. É essencial ter em consideração o uso de uma temperatura média para cozinhar de forma uniforme, bem como do recipiente onde vamos assar/grelhar o frango, esta deve permitir que o frango respire e não fique muito “encharcado”;
  • Por último e não menos importante, as lembranças e o prazer de viver uma experiência inesquecível vivida de forma individual ou em família e que nos remete para momentos e memórias especiais em comunidade, como, por exemplo: os almoços de domingo, as celebrações habituais de família, etc.;

Esta conexão emocional faz parte da tal magia que associamos ao frango assado;

O frango assado reúne, de forma simples, toda a combinação técnica, temperos, aromas e memórias afetivas, é um prato que transcende o lado físico de usufruirmos de uma experiência quase sensorial para tocar o coração.

A simplicidade é chave para o sucesso de cada experiência gastronómica e, no caso do frango assado, não se afasta muito dessa ideia, criando uma explosão de sabores que nos relembram muito as tradições familiares e o conceito de comida caseira;

Comer frango assado é mais do que saciar a nossa fome, da necessidade de proteína, é a celebração de um quase um “ato” cultural, de família e do chamado prazer à mesa.

Frango assado, reúne, sem dúvida, as duas características de ser tentador e um verdadeiro prazer à mesa que passa de geração para geração em cada família.

 Nota: este artigo foi escrito seguindo as regras do Antigo Acordo Ortográfico

Share this article
Shareable URL
Prev Post

I see it feelingly

Next Post

Verão – tempo de expetativas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Read next

Veneza Portuguesa

“Entrar em Aveiro sem sapatos.” – Provérbio Português “Vá para fora cá dentro.” Este…

A Grande Depressão

Não, este artigo não é sobre os efeitos da crise económica capitalista dos anos 30 do século XX. Este texto é…