Elementar meu caro estilo

Conjunto único. Charme inconfundível. Este estilo és mesmo tu.

Independentemente de atribuirmos muita ou nenhuma importância, o que vestimos transmite uma mensagem, é uma forma de comunicação. A moda dita estilos e os estilos nascem de inspirações. Revivalismo, nostalgia, criação e obras de arte, a moda segue por parâmetros reinventando-se constantemente.

Numa dessas reinvenções, a musa desceu em forma de personagem. Criadores e adeptos de estilo buscam exprimir-se com as personagens literárias que admiram.

A moda revela-se expressão, auto-conhecimento, reconhecimento e identificação do eu. Se há personagens que nos atraem, nada mais natural que tentarmos reviver através delas a nossa admiração pessoal. As características das personagens que admiramos imprimem-se em nós, a expressão dos seus estilos mistura-se com a nossa personalidade e passamos a exprimir a nossa individualidade através dos nossos sonhos.

A moda é, então, fantasia, a Alice do País das Maravilhas ou a Katniss de Jogos da Fome são passíveis de ser encarnadas pelos seus admiradores. E propostas de estilo tornam-se ícones.

As séries de TV ou os filmes onde seguimos atentamente os movimentos dos nossos personagens favoritos tornam-nos fenómenos aos olhos massivos de uma parte larga da sociedade e não tarda que a sua forma de se vestir emerja nos nossos ideais.

Quanto maior o fenómeno de popularidade, maior a chance de se tornar um ícone. Sherlock Holmes é um deles. Carismático, astuto, cientifico, dedutivo. Um tanto arrogante. A personagem, que dos livros se vivifica agora em séries ou no cinema, desfila em grande estilo nos seus pijamas de seda, sobretudos longos e cachecóis. A lista pode ser imensa para adoptar como vestimenta de um dos personagens mais admirados na actualidade.

O estilo de Sherlock Holmes inspira os seus admiradores e a moda segue a admiração. Conjuntos completos são criados e facilmente homens e mulheres conseguem passar a sua mensagem pessoal através da roupa das personagens que vestem.

No entanto, como criarmos os nossos próprios conjuntos à luz dos nossos personagens favoritos?

Nos dias que correm, são milhares as imagens na Internet das personagens que seguimos atentamente e dos actores e actrizes que as interpretam. Ao tentarmos criar conjuntos semelhantes, utilizando as peças chaves que identificam os nossos personagens e até adicionando um toque nosso especial através de um acessório, as possibilidades são infinitas.

O truque é utilizarmos sempre o que nos define sem nunca esquecermos de indagar os porquês daquela personagem literária nos atrair tanto, ao ponto de querermos exprimirmo-nos através dela. A Alice do País das Maravilhas, Branca de Neve, super-heróis da Marvel, todos estão à espera de serem recriados por nós, num dia a dia muito mais original e criativo.

Porque a moda também é isto. É também o nosso interior que tem tanta força que não tem senão outra hipótese de se revelar exteriormente.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Lulas voadoras?

Next Post

Bentley Continental Supersports em análise

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Read next

Amritsar

Amritsar, 10 de Janeiro de 2025 Um frio de rachar. O plano era ficar num hotel mediano, num quarto com chuveiro…