Olhá Régua – O Peso de paisagens e passeios

Há em muitos – diria que em quase todos – lugares frases típicas ou expressões típicas que nos marcam e que, quando nos falam do lugar, recordamos essa frase ou essa expressão. Quem já lá foi sabe. Quem já lá foi conhece – e reconhece.

“Olhó rebuçado da Régua!!!”. É no Peso da Régua. No Douro. Nas margens deste que a paisagem é doce – tal e qual o rebuçado.

Foram muitas as vezes que já lá – somente – passei. Muitas outras que já lá fiz paragem para continuar viagem. E outras tantas que já lá estive em passeio. A viagem de carro, agora bem mais facilitada em termos de acessos, faz-se bem. Mas há a possibilidade de a fazermos de comboio. De barco. E de barco e comboio. É tão bonito! É passear na Natureza. Numa paisagem em que o Douro partilha o protagonismo com as margens.

As senhoras dos rebuçados fazem parte deste sítio desde sempre. Rebuçado da Régua. Torrões. Figos – ou alguma outra fruta da época. Estão sempre lá, perto da estação, a vender.

A comida da região é deliciosa. Conseguimos comer bem, saboroso e com qualidade. Em alguns sítios conseguimos também dar alimento à visão, e desfrutar da refeição com vista para o rio. Durante o dia, mais corrida e com mais adrenalina. Podemos apreciar os desportos que são praticados no rio – remo, caiaque ou simples mergulhos. Á noite sobressaí o luar e as estrelas, refletidas no Douro, que o tornam mais romântico e brilhante.

O turismo é bem notório quando comparado com anos anteriores – bem muito anteriores – mas a zona mantém a sua simplicidade. Os cruzeiros no Douro são uma constante. As entradas e saídas de pessoas por aquele local são diárias e expressivas. Até porque o passeio de comboio – cuja paragem mantêm os seus traços antigos – é também uma excelente opção.

O Douro está na moda. O Peso da Régua incluído. Fazem parte dos roteiros de quem nunca lá foi e, nesta crescente corrente, quer conhecer. Mas a moda também se (re)faz. E há coisas, pessoas e lugares, que nunca saem de moda. Passem os anos que passar – e já passaram alguns – há tradições e costumes que continuam. E ainda bem! O que era chegar à Régua e não ouvir a senhora – filha da que outrora estava ali mesmo, no seu lugar – “Olhó rebuçado da Régua!!!”

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Rami Malek

Next Post

Truques de bruxa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Read next

Comportamento Humano

Há, no comportamento humano da maioria das pessoas, algo de muito mágico, enigmático e encantador. No início de…

Sorte de viver na luta!

Já que vivemos numa época em que se baseia tudo na sorte, e que “a sorte protege os audazes”, gosto…