fbpx
CulturaLiteratura

Quando o filme é melhor do que o livro

Este texto não criará um consenso. E os amantes de livros vão repudiar-me depois desta afirmação, mas como devemos ler o texto completo antes de fazermos juízos de valor – como a maioria das pessoas que lê e partilha conteúdos nas redes sociais o faz com frequência – devemos nos aventurar pela leitura deste texto. Assim como também devemos ler os livros antes de vermos os filmes.

E porquê? Para não corrermos o risco de dizermos que os filmes são melhores do que os livros.

É certo que, para algumas pessoas, seja mais confortável ver o filme do que dedicar tantas horas à leitura de um livro que foi adaptado, mas a verdade é que a maioria dos livros que são adaptados para a televisão ou para o cinema, de acordo com os leitores – e eu sou defensora disso mesmo – não fazem jus ao livro.

Ou porque cenas importantes do livro são dispensadas no filme, ou porque a magia inerente à leitura não consegue ser transposta para o ecrã de forma tão fidedigna, enfim, são inúmeras as razões que fazem o leitor não aceitar aquele livro incrível nos cinemas.

Quem não lê não consegue compreender esta afirmação, porque quem não lê consome tudo com muito mais rapidez, gosta das coisas imediatas, que não dão tanto que pensar, que são espontâneas. Quem lê gosta de degustar a vida lentamente, de a sorver, de se perder.

É possível que haja quem discorde com isto, mas enquanto leitora aficionada e consumidora de filmes, sinto-o verdadeiramente. E vocês o que acham?

Letícia Brito

23 anos. Escritora e fotógrafa. Autora dos romances, Nos Braços do Vagabundo e O Dia em Que Chegaste. Bloguer no Minha Querida Isabel onde reúne mais de 299 mil leituras. Apaixonada por gatos e cinema mudo. Leitora compulsiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.
%d bloggers like this: