fbpx
LifestyleTelevisão

The Wire (2002-2008)

A melhor série que ninguém viu

All in the game yo, all in the game.

– Omar

The Wire” é uma série que demonstra o dia a dia do mundo da droga em Baltimore, mostrando a perspetiva da polícia e a perspetiva dos criminosos.

Esta é uma excelente série e muito aclamada pelos críticos e era conhecida na época da sua transmissão como a “melhor série  que ninguém vê”, porque era imensamente elogiada, mas tinha audiências muito baixas. Existem dois fatores que distinguem esta série de tantas outras do mundo do crime: imparcialidade e realismo. Não existem lados “certos” nem “errados”, a história mostra-te as duas perspetivas de uma forma muito bem equilibrada e sem preconceitos, existindo vários momentos em que vais estar do lado da polícia, mas também imensos momentos em que vais estar do lado das pessoas envolvidas nos crimes.

O que me traz para o segundo fator: realismo. A série é muito crua e isto inicialmente pode não atrair algumas pessoas, mas, dando-lhe uma oportunidade e continuando a ver, percebe-se que aquele aspeto cru é o real do mundo que está a ser retratado. Com elementos de ação, humor, drama, crime, mistério, discriminação racial e algum erotismo, é uma série que todos deviam ver e apreciar.

* CUIDADO COM SPOILERS *

Falando mais concretamente agora das personagens, temos muitas e boas! Embora seja uma série de grupo com muitos intervenientes a mudar a sua importância durante as diferentes temporadas, se tivéssemos que dar um protagonista a esta história, seria sem dúvida Jimmy McNulty (Dominic West). Ele é a personagem certa para nos conduzir nesta história, porque é um polícia que luta pela verdade, mas com métodos pouco ortodoxos, e entende bem os dois lados deste mundo.

Se do lado dos polícias temos Jimmy, o protagonista do lado dos criminosos e provavelmente a personagem mais acarinhada de toda a série é Omar Little (Michael Kenneth Williams). Ninguém consegue ouvir esta personagem falar durante dois minutos e não ficar cativada e fascinada com a sua postura perante a vida, que parece tão simples e tão complexa, ao mesmo tempo e os próprios polícias partilham deste “fascínio” por Omar. Omar é uma personagem que é negra, homossexual e usa isso como um escudo, todos temem Omar e aquilo que ele representa : a ausência de medo. Outra personagem que acaba por ter grande importância é Stringer (Idris Elba) , como “líder” de um dos grupos que controla o mundo da droga, e foi o papel que o trouxe reconhecimento ainda numa fase jovem da sua carreira juntamente com o seu “afilhado” Avon Barskdale (Wood Harris).

A série tem 5 temporadas muito distintas com temas “gerais” para cada uma delas e vou mencionar agora a premissa com a indicação dos meus episódios favoritos:

1.ª Temporada

Na primeira temporada seguimos McNulty e um grupo de outros agentes que querem resolver o problema do mundo na droga e através de Jimmy tem a ideia de usar as escutas (“the wire”) para conseguir apanhar os responsáveis.

Episódios Favorito: S01E12 The Cleaning Up – O melhor episódio da primeira temporada, com cenas de arrepiar envolvendo a morte de um dos “jogadores” mais inocentes.

2.ª Temporada

A segunda temporada muda de cenário e encontramo-nos agora num porto à beira mar que é patrulhado por Jimmy e que vai desmantelar uma verdade muito mais terrível enquanto personagens da temporada anterior lidam com novos destinos. Foi competente mas a temporada que menos gostei.

Episódio Favorito: S02E06 All Prologue – Muito bom episódio com a demonstração que todas as escolhas que fazemos acabam por ter uma consequência e com uma cena em tribunal de Omar fantástica e marcante.

3.ª Temporada

É considerada por muitos como a melhor temporada e é provavelmente a que mais incide em Omar e Stringer, enquanto novos jogadores tentam chegar ao poder.

Episódio Favorito: S03E11 Middle Ground – O melhor episódio da temporada e arrisco-me a dizer da série, com mortes impactantes e cenas de arrepiar.

4.ª Temporada

É uma temporada mais uma vez diferente em que o cenário principal é uma escola, onde os estudantes acabam por ser usados no mundo da droga e mais uma vez existe uma variação de funções das “nossas” personagens.

Episódio Favorito: S04E13 Final Grades – É um dos episódios com melhor cotação e com boas razões. Excelentes interpretações e o melhor final de temporada da série.

5.ª Temporada

Esta temporada insere-se no mundo “jornalístico” e lida com a forma como o crime e o seu tratamento mediático se influenciam mutuamente enquanto McNulty ultrapassa o bom senso e o profissionalismo para chamar atenção para as mortes a que assiste.

Episódio Favorito: S05E10-30 – Excelente final de temporada e excelente final de série com resoluções satisfatórias, não perdendo o realismo, e mostrando que o jogo vai sempre continuar.

Nota: Este artigo está escrito com o atual acordo ortográfico

The Wire

Argumento - 90%
Interpretação - 90%
Fotografia - 55%
Produção - 65%

75%

7.5/10

A melhor série que ninguém viu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
%d bloggers like this:

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.