fbpx
PersonalidadesSociedade

Pioneiros do casamento

Axel Axgil nasceu a 3 de Abril de 1915. A Dinamarca é um país de gentes guerreiras, de vikings e de batalhas duras. Sem o saber estava destinado a deixar a sua marca no mundo. Eigil Axgil nasce a 24 de Abril de 1922 e a sua caminhada iria fazer com que se cruzasse com quem teria uma especial parceria e postura perante a vida.

Foram pioneiros no seu modus operandis, pois tiveram a ousadia de ser o primeiro casal homossexual a realizar uma parceria civil registada. A sua postura entrou para a história e ficou escrita, de forma inovadora, com este primeiro passo para a legalização oficial de casamentos entre casais do mesmo sexo na Dinamarca.

Esta celebração, que deveria ter sido do foro privado, tornou-se num acontecimento público, um momento bem relevante na história da humanidade. Corria o ano de 1989 e os ventos suaves de mudança eram favoráveis aos audazes. Criaram um apelido com a composição de partes dos seus nomes de nascimento e tornaram-na no verdadeiro símbolo do compromisso vitalício mútuo. A expressão, até que a morte os separe, acabou por fazer todo o sentido. Axel ainda viveu 16 anos de viuvez.

Axel Lundahl-Madsen e Eigil Eskildsen, inspirados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, juntamente com outros seres solidários, fundaram a F-48 ou Forbundet af 1948, a primeira organização de direitos gays da Dinamarca. Em 1951, a F-48 tinha várias pessoas associadas, num total de 1.339, com ramos na Suécia e na Noruega. Em 1985, a F-48 transformou-se na Associação Dinamarquesa Nacional de Gays e Lésbicas. Um passo significativo nos direitos humanos.

Em 1989, a Dinamarca tornou-se a primeira nação a reconhecer parcerias compostas por casais de pessoas do mesmo sexo. No dia um de Outubro de 1989, o casal Axgil e mais dez outros pares, foram casados por Tom Ahlberg, o presidente da Câmara de Copenhaga, nas instalações da câmara, acompanhados pela imprensa mundial.

Esta história de amor é tão doce quanto importante. O que sentiam um pelo outro nunca se alterou e viveram em harmonia enquanto a vida lhes permitiu. O casal Axgils passou 40 anos das suas vidas em sintonia, o que é um recorde que deve ser devidamente assinalado. O amor não é um capricho, mas sim um sentimento maior que une pessoas de modos bem particulares.

Eigil morreu no dia 22 de Setembro de 1995 com 73 anos de idade e Axel ainda teve alguns anos de solidão e memórias, pois só partiu no dia 30 de Outubro de 2011, aos 96 anos de idade.

Margarida Vale

A vida são vários dias que se querem diferentes e aliciantes. Cair e levantar são formas de estar. Há que renovar e ser sapiente. Viajar é saboroso, escrever é delicioso. Quem encontra a paz caminha ao lado da felicidade e essa está sempre a mudar de local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.
%d bloggers like this: