Bem-EstarLifestyleSaúde

Vida saudável, vida feliz!

Devemos procurar sempre o nosso bem-estar. Tratar bem o nosso corpo e a nossa mente. Isso passa pela prática de exercício físico e pela adopção de bons hábitos alimentares. Devemos procurar alimentar a nossa mente de bons hábitos de prazer, como ler bons livros, ver bons filmes, fazer bons passeios, rir muito, ver competições desportivas de modalidades que gostamos muito, nadar, correr, andar de bicicleta, fazer caminhadas, desenhar, cozinhar. Não importa aquilo que escolhemos. Importa realmente alimentar a nossa mente de felicidade e eliminar pensamentos tóxicos.

É fundamental mantermo-nos ocupados, pois, quando sentimos prazer e alegria, não conseguimos sentir tristeza e melancolia. Alimentamos a nossa alma de positividade e confiança. Como refere Gustavo Santos, conhecido autor de livros motivacionais: “O prazer é a auto-estrada da confiança.” Quem reprime os seus desejos ou não os concretiza, é alguém tendencialmente insegura, ansiosa, infeliz e amarga. Contudo, quem se trata bem e realiza os seus desejos, é mais serena, relaxada, alegre e muito menos propensa a ter crises de ansiedade. No fundo, temos dois lobos dentro de nós: O bom, que se alimenta de energias positivas, e o mau de energias negativas. Qual vencerá? Aquele que alimentarmos mais.

Deveríamos seguir uma das filosofias de vida da Grécia Antiga: “Corpo são e mente sã.” Os dois são indissociáveis. Quem trata bem a sua mente, trata bem o seu corpo. Quem trata bem o seu corpo, trata bem a sua mente.

A maioria das doenças provem da ansiedade, da má alimentação e da falta de exercício físico. A ansiedade mexe com o nosso sistema nervoso central, especialmente com o sistema nervoso parassimpático, que é responsável pela produção de hormonas, como a adrenalina, que aumenta a frequência cardíaca. O mesmo efeito sobre a frequência cardíaca tem o elevado consumo de cafeína. Ter a frequência cardíaca elevada aumenta o número de batimentos por minuto do nosso coração, afectando a capacidade do nosso coração irrigar órgãos vitais do nosso organismo com sangue e oxigénio e aumentando a pressão arterial nos vasos sanguíneos, a chamada hipertensão arterial sistólica. Os sintomas mais frequentes são suores frios, sensação de tonturas e desmaio e desidratação. Muito cuidado!

No entanto, uma alimentação rica em gorduras polinsaturadas pode-nos levar pelo mesmo caminho. O elevado consumo de gorduras leva o fígado a produzir moléculas de gordura, como o colesterol e os triglicerídeos, que se depositam nas artérias e condicionam a nossa circulação sanguínea, reduzindo a chegada de fluxo sanguíneo aos órgãos vitais do nosso organismo. O perigo maior é quando elas se depositam nas artérias coronárias (coração), podendo provocar um enfarte agudo do miocárdio ou angina de peito, ou, quando se depositam nas artérias carótidas (as mais próximas do nosso cérebro), pode provocar um acidente vascular cerebral (AVC). Fazer exercício físico é fundamental para prevenir a deposição desTas gorduras nos vasos sanguíneos e ajuda a reduzir a pressão arterial.

Em suma, é importante saber como tratar o nosso corpo e a nossa mente para evitarmos dissabores e aumentar as nossas hipóteses de viver momentos felizes. A chave é investir em conhecimento e ter noções básicas de psicologia e medicina ajudam muito.

Há que saber viver com confiança, mas também com responsabilidade. Há que controlar bem a nossa mente, evitando a tristeza e a ansiedade. Devemos, para isso, esquecer os nossos problemas e concentrar-nos naquilo que tem potencial para nos fazer felizes e saudáveis.

Tags

Cris David Silva

Gosto muito de cultura e desporto. Tenho opinião vincada sobre várias matérias e gosto muito de refletir sobre os mais diversos assuntos. Sou apologista de que a vida deve ser vivida um dia de cada vez e com muita esperança e confiança, sabendo de antemão que a vida não é fácil e que é preciso muita força de vontade para conseguir dar a volta às situações difíceis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to top button
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: