fbpx
Televisão

The Staircase – Death on the Staircase

image

Confesso que tinha alguma curiosidade em ver este documentário, apesar de não saber nada de concreto sobre esta história. The Staircase também conhecido como Death on the Staircase é uma minissérie de televisão francesa de 2004 de Jean-Xavier de Lestrade que documenta o julgamento do escritor Michael Peterson condenado pelo assassinato de sua mulher Kathleen Peterson no dia 9 de dezembro de 2001.

Se tivesse de resumir tudo numa frase, seria: “o que parece ser, e o que inquestionavelmente é para alguns, pode mudar drasticamente a vida de uma pessoa”. É essencialmente esta a mensagem deste documentário para mim e a importância que o amor da família tem nas nossas vidas, que o diga o escritor Michael Peterson, o protagonista deste documentário da Netflix que originou também a série que tem estado em destaque na HBO. Não é só o facto de uma morte mudar a vida de uma família e de uma pessoa em particular, é também a forma como se interpretam os factos e como isso pode ser crucial para o seu desfecho.

Se forem como eu, que escolho o que vejo em streaming pelo número de episódios que tem, aviso já que este excede um pouco a minha quota! O que é apresentado em 13 episódios, poderia estar sintetizado em 8 e seriam suficientes. Assim, cansa um pouco a repetição de algumas imagens e cenas, o rebater de argumentos e a exposição de determinadas conclusões. O documentário é sobre o ponto de vista do Michael Peterson, sente-se alguma falta de informação sobre a vítima, a vida em comum do casal e algum contexto mas é preciso ter isto em conta, o responsável pela existência destes conteúdos é o Michael por isso, tudo gira à sua volta.

Podemos formar uma opinião sobre o que aconteceu, como espectadores atentos, temos quase o papel do advogado de defesa! Diga-se de passagem, teve um desempenho excecional em todo o processo. A história em si parece rocambolesca, um “acidente” em casa com uma queda nas escadas deixam a vítima em muito mau estado. E a partir dai, a policia mesmo sem ter tido acesso a provas concretas condiciona o desenrolar do caso. Se o Michael Peterson é culpado ou não… a policia determina que sim, o advogado de defesa defende que não, o próprio recusa declarar-se culpado, as irmãs da mulher consideram-no culpado sem qualquer dúvida e nós???

Vejam e digam de vossa justiça.

Fica o trailer para os mais curiosos.

 

 

O que pensas deste artigo?

0
Adoro
0
Estou in Love
0
Não sei bem
0
É Divertido
Sofia Cortez
Sofia Cortez marketeer por acaso, escritora em desenvolvimento e artista por vocação. Não existe uma linha condutora para a criatividade, só a vontade de criar. Entre os seus trabalhos estão uma Exposição de Croquis de Moda realizada 97 no Espaço Ágora, curso de desenho na Sociedade de Belas Artes em Lisboa, a participação em feiras de artesanato com o projeto: Nomes em Papel para crianças, um livro editado em 2018 “Devemos voltar onde já fomos felizes”, várias participações em coletâneas de autores em poesia e conto, blogger no blog omeuserendipity.blogspot.pt, cronista, observadora, curiosa com o mundo e aprendiz de todos os temas que permitam o desenvolvimento humano.

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: