Bem-EstarLifestyle

Sete dicas para ser mais feliz em 2020

A última é a melhor

Se para Hamlet algo ia mal no reino da Dinamarca, hoje não podemos dizer o mesmo.  Pelo menos assim o afirma a ONU, que atribuiu ao país o segundo lugar na lista dos países mais felizes do mundo.

Como é que um país frio e com poucas horas de sol arrecada esta distinção sem tiritar? Simples, se nós temos a saudade, os dinamarqueses têm o hygge – para impressionares os amigos coloca a voz e pronuncia huga –, uma estranha mania de perseguir a felicidade.

A palavra mágica não tem tradução, mas remete para o aconchego, bem-estar e para a busca do prazer nas pequenas coisas. Dizem os especialistas que o segredo de ser hygge está na utilização dos sentidos: imagina o som do crepitar da lenha, o sabor de um chocolate quente, o cheiro de um bolo no forno. Tudo isto é hygge.

Se é verdade que os dinamarqueses têm a vida facilitada por bons salários, um baixo nível de corrupção e igualdade de oportunidades, também é verdade que adotar pequenas alterações positivas na tua rotina é uma ajuda para superar obstáculos.

Deixo-te algumas sugestões para seres hygge em 2020:

Troca a discoteca por uma noite de jogos de tabuleiro

O ambiente das discotecas é agressivo para os sentidos. Ainda que sejas adepto de uma noite de farra, experimenta, ocasionalmente, trocar a discoteca por uma noite de jogos de tabuleiro com a família ou amigos. Prepara uns snacks, vistam uma roupa confortável e divirtam-se.

Troca o telemóvel por um livro à lareira

Não precisas de ser radical, mas tirar o foco das redes sociais só te pode fazer bem. Senta-te em frente à lareira acesa com um chá e um livro e relaxa.

Troca o refrigerante por uma bebida quente

Um sofá, uma manta e um chocolate quente. A filosofia hygee passa pelos sabores doces e quentes que são, por excelência, aconchegantes.

Troca a televisão pelo aconchego dos lençóis

Estás viciado numa série do Netflix e levantas-te ao domingo de manhã para, logo em seguida, te sentares no sofá com o comando na mão. Experimenta ficar na cama até mais tarde a aproveitar o aconchego do edredão.

Troca a decoração fria por elementos acolhedores

Mantas, almofadas, velas, plantas e flores naturais. Vale tudo o que te faça sentir bem. Luzes amarelas e suaves ajudam a quebrar o ambiente frio.

Troca o café e o pastel de nata da pastelaria por um chá e uma fatia de bolo caseiro

Não há nada mais delicioso do que o cheiro de um bolo acabado de fazer a invadir a casa. Prepara um chá ou um café e saboreia o momento.

Troca as limpezas por um convívio

Claro que tens que fazer limpezas, mas o pó não foge – pelo contrário – se tirares um dia para conviver. Sai com a família ou os amigos para fazer um piquenique, uma caminhada ou simplesmente conversar e apanhar sol.

Nada disto adiantará se vives numa guerra constante com as contrariedades da vida, por isso deves observar os dez princípios do manifesto hygge:

  1. Ambiente – cria um ambiente aconchegante.
  2. Presença – vive o momento e desliga o telemóvel.
  3. Prazer – chocolate, chá, café, bolo, banho relaxante, tu mandas.
  4. Igualdade – não é tudo sobre ti, também é sobre os outros, partilha o teu tempo.
  5. Gratidão – aprecia e agradece o momento.
  6. Harmonia – paz e concórdia, dentro e fora de ti.
  7. Conforto – aconchega-te e descontrai.
  8. Tréguas – deixa os dramas de parte.
  9. Convívio – passa tempo com família e amigos, cria relacionamentos.
  10. Refúgio – cria um local que te transmita paz e segurança.

Estás pronto para ser mais feliz? Arregaça as mangas e faz um bom ano de 2020!

Lara Barradas

Vivo com os pés na terra, a cabeça na lua. As palavras correm-me nas veias, pulsantes de emoções e ansiosas por se despenharem sobre uma folha branca. Tentam, desesperadamente, definir o indefinivel: eu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to top button
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: