Sete dicas para ser mais feliz em 2020

Se para Hamlet algo ia mal no reino da Dinamarca, hoje não podemos dizer o mesmo.  Pelo menos assim o afirma a ONU, que atribuiu ao país o segundo lugar na lista dos países mais felizes do mundo.

Como é que um país frio e com poucas horas de sol arrecada esta distinção sem tiritar? Simples, se nós temos a saudade, os dinamarqueses têm o hygge – para impressionares os amigos coloca a voz e pronuncia huga –, uma estranha mania de perseguir a felicidade.

A palavra mágica não tem tradução, mas remete para o aconchego, bem-estar e para a busca do prazer nas pequenas coisas. Dizem os especialistas que o segredo de ser hygge está na utilização dos sentidos: imagina o som do crepitar da lenha, o sabor de um chocolate quente, o cheiro de um bolo no forno. Tudo isto é hygge.

Se é verdade que os dinamarqueses têm a vida facilitada por bons salários, um baixo nível de corrupção e igualdade de oportunidades, também é verdade que adotar pequenas alterações positivas na tua rotina é uma ajuda para superar obstáculos.

Deixo-te algumas sugestões para seres hygge em 2020:

Troca a discoteca por uma noite de jogos de tabuleiro

O ambiente das discotecas é agressivo para os sentidos. Ainda que sejas adepto de uma noite de farra, experimenta, ocasionalmente, trocar a discoteca por uma noite de jogos de tabuleiro com a família ou amigos. Prepara uns snacks, vistam uma roupa confortável e divirtam-se.

Troca o telemóvel por um livro à lareira

Não precisas de ser radical, mas tirar o foco das redes sociais só te pode fazer bem. Senta-te em frente à lareira acesa com um chá e um livro e relaxa.

Troca o refrigerante por uma bebida quente

Um sofá, uma manta e um chocolate quente. A filosofia hygee passa pelos sabores doces e quentes que são, por excelência, aconchegantes.

Troca a televisão pelo aconchego dos lençóis

Estás viciado numa série do Netflix e levantas-te ao domingo de manhã para, logo em seguida, te sentares no sofá com o comando na mão. Experimenta ficar na cama até mais tarde a aproveitar o aconchego do edredão.

Troca a decoração fria por elementos acolhedores

Mantas, almofadas, velas, plantas e flores naturais. Vale tudo o que te faça sentir bem. Luzes amarelas e suaves ajudam a quebrar o ambiente frio.

Troca o café e o pastel de nata da pastelaria por um chá e uma fatia de bolo caseiro

Não há nada mais delicioso do que o cheiro de um bolo acabado de fazer a invadir a casa. Prepara um chá ou um café e saboreia o momento.

Troca as limpezas por um convívio

Claro que tens que fazer limpezas, mas o pó não foge – pelo contrário – se tirares um dia para conviver. Sai com a família ou os amigos para fazer um piquenique, uma caminhada ou simplesmente conversar e apanhar sol.

Nada disto adiantará se vives numa guerra constante com as contrariedades da vida, por isso deves observar os dez princípios do manifesto hygge:

  1. Ambiente – cria um ambiente aconchegante.
  2. Presença – vive o momento e desliga o telemóvel.
  3. Prazer – chocolate, chá, café, bolo, banho relaxante, tu mandas.
  4. Igualdade – não é tudo sobre ti, também é sobre os outros, partilha o teu tempo.
  5. Gratidão – aprecia e agradece o momento.
  6. Harmonia – paz e concórdia, dentro e fora de ti.
  7. Conforto – aconchega-te e descontrai.
  8. Tréguas – deixa os dramas de parte.
  9. Convívio – passa tempo com família e amigos, cria relacionamentos.
  10. Refúgio – cria um local que te transmita paz e segurança.

Estás pronto para ser mais feliz? Arregaça as mangas e faz um bom ano de 2020!

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Podes vir partir-me o coração

Next Post

Uma nova crise imobiliária à espreita?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Read next

Ser Feliz

Ser feliz não é assim tão fácil! Ser feliz não é estalar os dedos e como que por magia ter tudo o que sempre…

Homens VS Mulheres

Como diria Miguel Esteves Cardoso, “As mulheres sabem. Os homens pensam. As mulheres pensam que sabem. Os homens…

Adereços de Férias

Talvez para me organizar seja necessário deixar todo o ano de parte um conjunto de acessórios que nem sempre…