O triângulo das Bermudas

Confesso que o meu imaginário sobre as Ilhas Bermudas se revestida de aviões a desaparecerem e de barcos a serem sugados para o fundo do mar.

O clássico triângulo das Bermudas, como reza a lenda, esconde mistérios e explicações bem mais cientificas que as crenças que fui alimentando.

Quis o acaso e a possibilidade de conhecer as Ilhas Bermudas aconteceu em março deste ano. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o clima tropical não é assim tão tropical, porque esta ilha é muito a norte e mais afastada dos outros paraísos tropicais das Caraíbas.

As Bermudas são um território insular britânico no Atlântico Norte e membro da comunidade do Caribe cuja capital é Hamilton. A cidade tem pouco mais que 856 habitantes (dados de 2016) e de tamanho reduzido, contudo, o mar azul translúcido e as casas de cores coloridas transportam-nos para um cenário único. Apesar de ter apanhado chuva, bem tropical e batida a vento que quase arrancava as palmeiras do chão, o tempo esteve quase sempre ameno, como os marços costumavam ser no hemisfério norte.

O bom tempo permitiu-me palmilhar a cidade de uma ponta à outra, percorrer as ruas paralelas, movimentadas e com carros a circular do lado errado (para mim). Cada esquina uma surpresa, as casas de cariz colonial de alpendres virado para o mar cheias de cor que saltam à vista sob o azul do mar. Algumas casas entram pelo mar, em decks e o transporte marítimo é tão concorrido como os autocarros.

Estradas estreitas, vegetação alta e verdejante, pessoas afáveis e de sorriso fácil contrastam com uma cidade caríssima para se viver no dia a dia. Fiquei surpreendida com a quantidade de sem-abrigos que fui encontrando, mas nunca senti receio de nada.

A descoberta da Catedral da Santíssima Trindade, catedral anglicana localizada na Church Street em Hamilton foi uma bela surpresa! Parecia estar a visitar uma igreja gótica localizada numa qualquer cidade do norte da Europa, muito luminosa, simples com uma nave central longa ladeada de colunas trabalhadas. Pela mesma rua, igrejas de outras congregações, foram surgindo esquina sim, esquina na não…

A visita ao instituto náutico, onde era a única visitante, foi muito interessante. Um espólio imenso sobre a fauna marinha com um catálogo extenso, um simulador para explicar o fenómeno do Triângulo das Bermudas, permitiram-me compreender que as correntes que se cruzam nas ilhas que compõem as Bermudas, são as verdadeiras responsáveis pelos mistérios dos desaparecimentos de barcos ou mergulhadores.

As praias provavelmente estarão numa parte da ilha que não visitei, mas de certo pequenas e bonitas. Para quem está habituado a extensos areais, fica um pouco desconcertado! O mar, esse sim… uma cor e brilho de tirar o fôlego, mas as correntes, nem sempre quentes (como o restante Caribe) precisam do Verão para valer a pena o mergulho.

Para os curiosos: https://www.gotobermuda.com/

Share this article
Shareable URL
Prev Post

No Verão, volta a Infância

Next Post

Um livro especial

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Read next

The Good Fight

Logo no primeiro episódio, a série “The Good Fight“ provou que pode ser controversa. Os criadores…

Gosto muito de ti!

É costume chegar ao fim do ano e fazer o balanço de tudo o que se passou e verificar que os planos e desejos…

A Natureza somos nós

Existe uma reflexão maravilhosa que advém de observarmos a Natureza. A maneira como ela supera perdas e se…
woman, root, fantastic

Depressão é uma doença

Desmistificar a depressão é complicado, porque é uma doença daquelas que não se vê. A depressão é uma doença…