fbpx
HistóriaSociedade

Mulher é ser… igual!

Questiono-me diversas vezes, sobre o motivo de existir desigualdade de géneros. Até ao momento ainda não encontrei justificação plausível.

O Homem obteve sempre maior preponderância na sociedade, relegando para segundo plano o papel da Mulher. Um grupo de mulheres oprimidas, mas determinadas lutou insaciavelmente para alterar esse estigma.

Graças a elas, que defenderam até ao limite os seus ideais, as mulheres foram adquirindo alguns direitos. Poderem votar, trabalhar fora de casa, estudar, saírem sozinhas à rua, serem independente, foram algumas das conquistas adquiridas.

No entanto, existe muito ainda por fazer em relação à igualdade de géneros. Muitos preconceitos, existem ainda na nossa sociedade em relação á mulher. Inúmeros indivíduos do género masculino, e até alguns do feminino, ainda tem a mentalidade que a mulher é para estar em casa a cuidar dos filhos.

Só que não! A sociedade mudou e a emancipação da mulher, tem tido um enorme papel na evolução social. Aos poucos, as mulheres vão ocupando territórios que era pertença exclusiva do sexo masculino. Começam a ocupar postos de decisão, a superar todas as dificuldades inerentes ao mercado de trabalho, equiparando-se ao homem em termos profissionais e intelectuais.

Um dos argumentos que a sociedade mais utiliza para justificar a desigualdade de géneros, é que não são capazes de efectuar o mesmo trabalho que o homem, não concordo. Actualmente a mulher consegue efectuar qualquer trabalho tão bem ou melhor que ele. Com melhor eficácia, inteligência e profissionalismo a mulher coloca inúmeras vezes em causa a máxima, que o homem é o “sexo forte”.

Se o Homem e a Mulher se equiparam no aspecto profissional, por que razão não existe igualdade de género? Por que não é igual a remuneração para o mesmo trabalho? Por que lhes é vedada a oportunidade para acederem a lugares de topo? Por que não tem as mesmas oportunidades?

Não tem justificação. Não consigo arranjar argumentos. Na minha opinião, o valor profissional devia ser unicamente relacionado com o mérito e não devido ao género.

Homem e Mulher são seres humanos iguais. Que devem ser respeitados como tal. Não pode existir diferenças de tratamento entre eles.

Numa sociedade com igualdade de géneros, a humanidade seria melhor e mais harmoniosa. Uma sociedade justa e unida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Check Also

Close
Back to top button
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: