LEFFEST

LEFFEST’17

O LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival está de regresso para a sua 11ª edição, que decorrerá entre os dias 17 e 26 de novembro. 

Mais uma semana do mundo do cinema está de regresso a Lisboa, talvez naquele que seja o mais popular dos festivais de cinema que passa pela capital do país. Se antes o Estoril fazia parte do festival, agora o LEFFEST mudou de cidade, nomeadamente para Sintra, onde trará garantidamente uma outra vida aos espaços culturais da região. Lisboa, como é óbvio, continua em destaque.

Isabelle Huppert é o maior destaque do LEFFEST’17

No LEFFEST deste ano destacam-se a exibição de quase 200 filmes, 13 deles na Selecção Oficial em Competição e cerca de 20 Fora de Competição, completamente inéditos em Portugal e alguns deles com antestreias de peso. Chegam à cidade importantes títulos depois de passarem por festivais internacionais de renome como o de Toronto, Berlim, o de Sundance e até o de Veneza. Os filmes que destacamos desta edição do LEFFEST podem ser conhecidos com mais atenção no final deste artigo.

Roda Gigante, o novo filme de Woody Allen, é um dos destaques do LEFFEST

De entre os quase 100 convidados destacam-se na edição do Lisbon & Sintra Film Festival a presença de Isabelle Huppert, David Cronenberg, Peter Brook, Robert Pattinson, Willem Dafoe, Julian Schabel, Mathieu Amalric, Abel Ferrara, Jean-Claude Carrière, Ildikó Enyedi, João Mário Grilo, José Vieira, Sara Driver, Gidon Kremer, Stephen Kovacevich, Don Delillo, Enrique Vila-Matas ou Rodrigo Rey Rosa.

No júri da Selecção Oficial – Em Competição contam-se o cineasta David Cronenberg como presidente do mesmo, a escritora grega Ersi Sotiropoulos, a escritora libanesa Hanan Al-Shaykh, a realizadora e argumentista húngara Ildikó Enyedi, a atriz e encenadora portuguesa Mónica Calle e a pianista japonesa Momo Kodama. “A Ciambra”; “A Liberdade do Diabo”; “A Man of Integrity”; “As Guardiãs”; “Chama-me pelo teu Nome”; “Closeness”; “Cocote”; “Frost”; “How to Talk to Girls At Parties”; “Lucky”; “O Dia Seguinte”; “Verão Danado”; “Western” são os filmes em competição. Mais informações sobre os filmes podem ser consultadas aqui.

O novo filme de Louis C.K. também está no festival apesar da sua estreia ter sido cancelado em Nova-Iorque devido aos escândalos sexuais que envolvem o comediante

Como anunciado há já algum tempo, o Lisbon & Sintra Film Festival servirá de homenagem a Isabelle Huppert, com a exibição de uma retrospectiva da sua obra cinematográfica completa e com a mostra fotográfica exclusiva titulada Woman of Many Faces no Museu das Artes de Sintra e que conta com mais de 100 fotografias e vários trabalhos em vídeo de artistas de renome internacional. João Mário Grilo, José Vieira, Abel Ferrara, Alain Tanner, Julian Schnavel e Peter Brook também são outros autores cuja obra terá direito a retrospetiva.

Não percas a oportunidade de assistir a Call me by your Name um dos mais fortes candidatos aos Óscares

Paralelamente ao LEFFEST, Peter Brook terminará a sua digressão mundial com o seu mais recente Battlefield, que acontecerá no Teatro D. Maria II. Os bilhetes podem ser adquiridos aqui. Para além do teatro salientamos a aposta na música, como por exemplo, a presença do pianista Alain Planès para um recital relacionado com o filme “L’Infini Turbulent”.

Destaque igualmente ainda o Simpósio Internacional “Pode a Arte Ser Ainda Subversiva?” com curadoria de Marie-Laure Bernadac e Bernard Marcadé. Todas as informações e programação pode ser conhecida no site oficial do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival. Não percas mais uma oportunidade única e sensacional de contactar de perto com as melhores estrelas do mundo das artes.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Guionistas: mais ofuscados que a própria sombra

Next Post

Amizade ou conveniência?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Read next

«O Caminho Imperfeito»

Deste livro de José Luís Peixoto não esperem ficção, nem literatura de viagens, como alguns poderão pensar à…