fbpx
SociedadeSociedade

FELIZ NATAL!!

Feliz, feliz Natal, que nos possa levar de volta às ilusões dos dias da nossa infância, recordar ao idoso o prazer da sua juventude, e transportar o viajante de volta à sua própria lareira e ao seu lar tranquilo!

– Charles Dickens

Todos os anos no dia 25 de dezembro celebra-se a festa religiosa cristã comemorativa do nascimento de Jesus Cristo, assim, o dia de Natal, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 (século IV) através do Papa Júlio I, tendo mais tarde sido oficializado como feriado.

A época do Natal é uma quadra de festa e de convívio por que todos esperam, ou pelo menos a esmagadora maioria. É certo que alguns aguardam com mais ansiedade do que outros e por razões diversas, mas, regra geral, em dezembro o espírito natalício apodera-se de todos nós e volta a facultar-nos a premissa de acreditar no sonho da existência de um mundo melhor.

Natal tem tudo a ver com amor, os nossos corações estão mais recetivos do que habitualmente e em harmonia com o resto do universo, e as nossas esperanças são renovadas por mais algum tempo!

Contudo, o Natal é muito mais do que apenas a renovação da esperança, é também aquela quadra do ano em que o voluntariado se intensifica e de repente todos ficamos um pouco mais generosos e com mais vontade de ajudar o próximo.

Gostava de acreditar que o Natal é muito mais do que apenas procurar ser-se mais generoso para com os outros que nos rodeiam, afinal o Natal pode ser sempre que quisermos, basta para tanto que queiramos ser diferentes, e sobretudo consigamos fazer diferente.

Há mais, muito mais nesta época de Natal do que apenas as ruas iluminadas de modo alegre e plenamente natalício, há magia no ar, e a brisa que se respira volta a ser novamente de esperança, pelo menos assim o desejamos. Este espírito que agora é evidente em quase todos e que nos envolve  numa doce amizade e amena cumplicidade deveria dominar-nos, e iluminar as nossas vidas todos os dias do ano.

Posturas acolhedoras e sentimentos como a consideração ou a bondade, e a esperança renascida novamente, capazes de promover um ambiente de paz, de modo a permitir o entendimento e a benevolência entre os homens, essa seria a verdadeira magia do Natal.

O Natal dos sonhos, não apenas dos que se comem, mas dos que fazem de nós seres diferentes, é aquele que se idealiza no espírito, que se sente no coração e se partilha na vida em sociedade junto daqueles que nos rodeiam.

Conhecemos bem as comemorações de Natal e a inevitável presença de diversos símbolos tradicionais associados: a ceia de Natal, a árvore de Natal, o Pai Natal, as músicas, a tradicional troca de presentes, a iluminação e outras decorações natalícias.

A árvore de Natal é sem qualquer dúvida um dos símbolos mais populares do Natal em todo o mundo. Existem diversas explicações relativas à associação do pinheiro aos festejos do Natal, uma delas é a questão do formato triangular do pinheiro, que supostamente representaria a Santíssima Trindade. A título de curiosidade a nota sobre o costume de enfeitar as árvores de Natal, que surgiu em 1539 em Estrasburgo.

Outro símbolo associado a esta época é o Pai Natal, conta a lenda que o Pai Natal surge baseado na figura histórica de São Nicolau, que era arcebispo de Mira, na Turquia. Mais se conta que São Nicolau ajudava anonimamente aqueles que ele sabia que tinham dificuldades financeiras. Assim, São Nicolau colocava um saco com moedas de ouro e oferecia-os, lançando-os pelas chaminés das casas.

A tradicional Ceia de Natal é outro elemento desta época, é o momento onde acontece o encontro das famílias que se juntam para celebrar o natal em família. A Ceia de Natal envolve como todos sabemos muitas tradições populares, desde o convencional bacalhau e naturalmente o peru, que são os dois, de entre outros, pratos mais tradicionais nas típicas Ceias de Natal portuguesas.

Natal é tempo de dar sem esperar nada em troca, é tempo de partilhar alegria, de dar carinho e oferecer amizade, de ajudar aqueles que mais necessitam, é o tempo de romper solidões lembrando quem está longe e também quem está perto.

No entanto, se me permitem, a magia do Natal está nas atitudes, no carinho, no sorriso, em pequenos gestos que podem dar tanta felicidade a alguém, felicidade essa que vai refletir-se também no nosso coração, entrando como um raio de sol que ilumina suavemente o amanhecer da nossa existência.

Feliz Natal!!!

Ana Paula Marques

Assumo sem qualquer tipo de pudor o grande gosto que tenho pela escrita, e pelo ato de escrever palavra após palavra, construindo momentos de reflexão e procurando embelezar os nossos dias. Verter palavras transformando-as em textos, são momentos de criatividade que me fazem mais feliz, e que espero, possa transformar de algum modo a vida de quem lê o que escrevo com tanto amor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo
%d bloggers like this:

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.