fbpx
Televisão

Cheers (1982-1993) – Onde Toda a Gente Sabe o Teu Nome

Norm!

– Vários

Cheers foi uma série que marcou a década de 80 e mostra a vida de um grupo muito específico de pessoas que rodeavam a sua vida à volta do bar “Cheers”, o lugar “onde toda a gente sabe o teu nome”.

Esta série marcou uma geração e foi um tremendo sucesso na altura da sua exibição. Com uma combinação de humor requintado e de personagens super-carismáticas, conseguiu manter um nível elevado de qualidade ao longo de 11 temporadas, com algumas reinvenções pelo meio que refrescaram a imagem da série.

Entre estas personagens temos uma das mais icónicas em séries de comédia: Norm Peterson (George Wendt), um homem sem muitas perspetivas profissionais e cansado da sua vida de casado, mas que encontra naquele bar uma verdadeira casa em que sempre que grita todos gritam entusiasticamente o seu nome. Isto retrata muito todo o espírito que esta obra passa, porque o próprio espectador sente a cada episódio que está a entrar num sítio onde existe sempre um lugar a mais para alguém que se sinta sozinho, um lugar onde se encontra amizade na sua forma mais genuína.

Para quem ainda não viu não poderia recomendar mais do que recomendo, é uma das grandes sitcoms de todos os tempos e o facto de ser antiga só aumenta o seu valor pela longevidade do impacto que teve.

* CUIDADO COM SPOILERS *

Para além de Norm, existem várias outras personagens que ao longo das várias temporadas formam o pilar deste elenco de luxo.

Temos aquele que se aproxima mais de ser o “protagonista” da série: Sam Malone (Ted Danson) , o reformado jogador de basebol que é agora proprietário de um bar, o que é irónico visto que ele próprio é um ex-alcoólico e não toca em álcool. Sam é um mulherengo com uma resposta engraçada sempre na ponta da língua.  Temos Diane Chambers (Shelley Long), embora esta personagem só esteja presente em metade da série, foi sem dúvida nos 5 primeiros anos uma das personagens centrais e quando esta abandonou o elenco houve muita gente que duvidou se a série sobreviveria sem ela. Diane é uma mulher muito culta que se superioriza aos outros no bar de certa forma mas que ao mesmo tempo mostra sempre um lado carinhoso e ternurento, é também o grande amor da vida de Sam.

Carla (Rhea Pearlman) é a empregada de mesa que tem imensos filhos e tem também o pior feitio que poderão encontrar, não se preocupa com o que os outros pensam dela. Cliff (John Ratzenberger) um carteiro que é super culto e sabe curiosidades que normalmente não interessam a ninguém, é considerado aborrecido pelos restantes habitantes do bar e é muitas vezes o “saco de boxe” para muitas piadas, nomeadamente de Norm e Carla.

Dr. Frasier Cane (Kelsey Grammer), uma psicólogo que surgiu como uma aparição supostamente temporária como o novo namorado de Diane, mas que pouco a pouco acabou por se transformar numa das personagens mais acarinhadas da série e ter aquele que é provavelmente o spin-off de maior sucesso na história das séries com “Frasier”.

Deixar aqui uma menção rápida a outras três personagens que marcaram toda a série:  Ernie Pantusso (Nicholas Colasanto) mais conhecido como “Coach” que é um dos funcionários do bar e ex-treinador de Sam, é um homem cujo o humor parte sempre de não perceber as piadas dos outros, e isso resultou sempre muito bem, o ator faleceu tragicamente a meio da série o que impediu que a personagem progredisse. Woody Boyd (Woody Harrelson), foi a estreia de Woody Harrelson em televisão e o que o lançou para o estrelato, Woody (a personagem, não o ator) é sobrinho de Coach e manteve a mesma linha de humor, servindo praticamente como um substituto.

Por falar em substituto, não podia deixar de referir Rebecca Howe (Kirstie Alley), a personagem que após a quinta temporada surge como a gerente do bar e no fundo como a grande substituta de Diane na série, a série é uma até à partida de Diane e é outra com a chegada de Rebecca, existem pessoas que preferem Diane e outras Rebecca, mas todos concordam que Rebecca conseguiu fazer o que muitos acharam impossível e criar uma personagem diferente de Diane mas carismática e que conseguiu servir de base a muitos momentos da série.

Agora que já referi todas as personagens marcantes, deixo por fim a minha lista de 5 episódios favoritos de toda a série:

1º – S05E26: I Do, Adious – Este foi para muitos, inclusive para mim, uma verdadeira final da série, foi o episódio em que Diane deixou o bar e a série com a promessa (não cumprida) que voltaria em 6 meses. O episódio foi brilhante em todo o seu espectro mas culminou numa das cenas mais bonitas de sempre em que Sam se imagina já velho a dançar com Diane, como simbolo de como ele queria que tudo acabasse, terminando com a épica frase de Sam “Tem uma  boa vida”.

2 º – S011E25: One For The Road – O final da série que fechou com chave de ouro trazendo de volta Diane para um último adeus, e acabou numa cena de levar as lágrimas aos olhos, numa despedida sentida entre amigos, deixando a impressão que no dia seguinte estariam ali de novo.

3º – S10E25: An Old Fashioned Wedding – Cheers nunca desiludia nos últimos episódios de cada temporada e na décima o tema era o casamento de Woody com Kelly que entre imensos sobressaltos resultou naquele que foi o episódio mais engraçado de toda a série para mim.

4º – S01E19: Pick A Con, Any Con – Harry ,The Hat (Harry Anderson ) era uma presença quase regular no ínicio da série, aquele que conseguia sempre aldrabar os outros para que lhe dessem dinheiro, neste episódio, Harry usa os seus talentos para ajudar a malta do bar, foi um episódio muito bem construido e com um twist brilhante.

5º – S05E09: Thanksgiving Orphans – Dias de Ações de Graça são normalmente boas oportunidades para sitcoms, pois juntam todo o elenco à volta de comida e à volta de interações fora do normal e é exatamente isso que acontece neste episódio da quinta temporada, todas as personagens brilham e é um dos episódios mais marcantes terminando numa luta de comida memorável entre todos.

Cheers

Argumento
Interpretação
Fotografia
Produção

9/10

O lugar onde toda a gente sabe o teu nome

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
%d bloggers like this:

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.