SociedadeSociedade

A Riqueza de Comunicar

O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito.

– Peter Drucker

A palavra comunicar vem do latim communicare, ou seja, “usar em comum, partilhar”, assim quem comunica partilha informação, seja ela de interesse ou não. A comunicação está inevitavelmente associada ao propósito de formar uma ideia sobre algo ou mesmo alguém. Se nos detivermos um pouco mais sobre este conceito de comunicação, entendemos que o seu significado existe desde que o homem vive no planeta terra.

No universo tudo funciona de modo sistemático, o nosso corpo é um perfeito processo de comunicação, basta para tanto pensarmos na ligação que existe em todo o nosso organismo: os diferentes órgãos apenas conseguem funcionar na sua plenitude, se interligados e em plena articulação uns com os outros, por outras palavras: a comunicação é o alicerce fundamental da nossa existência, na verdadeira acessão do termo.

Apesar de por vezes nos apetecer ser, não somos ilhas, somos humanos e não nos é possível subsistir sozinhos, enquanto humanos somos um ser social, e por isso a comunicação é um aspeto inerente à humanidade, à semelhança de outros aspetos que são indissociáveis da nossa condição de humanos.

A necessidade de expressar o que se sente, o que se vê e o que se pensa é uma corrente da comunicação que se assume, apesar de ser por via de diferentes formas, basta para tanto pensarmos nos homens das cavernas, os nossos pré-históricos antecessores já eles próprios tinham as suas formas peculiares de comunicar e de se fazerem entender uns aos outros.

Pena é que não consigamos enquanto seres inteligentes que somos, utilizar a comunicação para na realidade comunicar com os nossos pares e fazer deste planeta um mundo melhor, onde apesar de fazermos prevalecer as nossas opiniões e vontades, fossemos também capazes de verdadeiramente ouvir os outros e o que pensam, para que numa postura de articulação de vontades e de opiniões, apenas por um momento fossemos capazes de pensar no HOMEM e não apenas em nós próprios e no nosso umbigo.

Afinal, a comunicação é mais uma ferramenta que temos e que nos auxilia no nosso desenvolvimento pessoal, bem como no modo como nos relacionamos com o outro, mas que utilidade lhe damos? Conhecemos o conceito e o seu significado, mas percebemos a relevância e importância que a autêntica comunicação poderia ter na vida de todos nós?

Porque comunicar não é apenas passar a mensagem, é também saber escutar e perceber o que o outro tem para nos dizer, conhecemos todos tão bem o circuito da comunicação, mas esquecemos tão rapidamente a importância da reciprocidade do processo, ficando repetidamente a falar sozinhos porque não temos quem nos escute, ou tão simplesmente porque não temos nada de interessante para dizer.

A riqueza da comunicação reside na mais-valia que representa para nós, e para o nosso futuro neste planeta terra, onde por vezes já não percebo muito bem se realmente vivemos ou se andamos muito simplesmente por aqui a cirandar numa feira de vaidades em que mais importante do que comunicar, é fazer bonita figura e falar de modo erudito, não importa se é verdade ou se acrescenta mais valor, mas ajuda a criar um status.

Estamos a inverter o que se entende por comunicação, porque não falamos uns com ou outros, falamos muitos em simultâneo, esquecendo-nos que comunicação não é o mesmo que monólogo.

Tags

Ana Paula Marques

Assumo sem qualquer tipo de pudor o grande gosto que tenho pela escrita, e pelo ato de escrever palavra após palavra, construindo momentos de reflexão e procurando embelezar os nossos dias. Verter palavras transformando-as em textos, são momentos de criatividade que me fazem mais feliz, e que espero, possa transformar de algum modo a vida de quem lê o que escrevo com tanto amor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to top button
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
%d bloggers like this: