Os dias quentes e a sombra fresca desta estação pedem sempre uma boa leitura como companhia. Esteja na praia ou no campo, de férias ou apenas a usufruir de um momento de descontração nos tempos livres, é sempre possível viajar através das histórias que nos são contadas pelas páginas de um livro.
Sendo que os meses de verão são os mais propícios à leitura pelos portugueses, deixo-lhe aqui oito recomendações de livros de diferentes géneros para os graúdos e os mais pequenos.
Leituras para graúdos:
Noivos à Força, de Christina Lauren
O que faria se no casamento da sua irmã todos os convidados, inclusive os noivos apanhassem uma intoxicação alimentar? Quer dizer, todos menos você e o irmão e padrinho do noivo que acha intragável! Nesta comédia romântica, Olive e Ethan embarcam numa aventura pelas paisagens lindas e calorosas do Hawai, no sentido de aproveitarem a lua de mel paga e não reembolsável dos irmãos. Um romance repleto de peripécias e que promete umas boas gargalhadas num clima paradisíaco.
Topseller, 2020 Editora
Exercícios para o Cérebro, de Vasco Catarino Soares
O mais recente livro de exercícios de uma coleção de quatro livros do autor neuropsicológico e bestseller. Para quem tem uma paixão por quebra cabeças e gosta de juntar o útil ao agradável, este “Summer Edition” é a ideal para o acompanhar, seja nas férias como nos meios de transporte a caminho do trabalho. São 30 dias de entretenimento e estimulação do cérebro, com exercícios que beneficiam a atenção, a memória, o raciocínio lógico, a linguagem, a flexibilidade mental, entre outros. O autor ainda partilha algumas dicas de alimentação que optimizam a função cerebral e recomenda o livro a todos os leitores, incluindo pessoas que tenham sofrido acidentes vasculares cerebrais, traumatismos cranianos, pessoas com dificuldade em se adaptar a novas funções, pessoas falhas de memória e até com alguma demência (dependendo do grau de avanço).
Editoral Presença, Manuscrito
Em Nome do Amor, Kristin Hannah
Uma autora muito acarinhada pelo público, não só estrangeiro como português, que nos presenteia a cada título com uma história linda e comovente. Em Nome do Amor, foi um dos romances que mais gostei da autora. A narrativa é emotiva e mostra-nos a significado do verdadeiro amor no meio familiar, quando Mikaela, uma mãe e esposa dedicada um dia sofre um acidente que a deixa em coma profundo. Durante dias, o marido Liam fica a seu lado na cama do hospital contando-lhes histórias da vida que construíram juntos, na esperança de que ela acorde. Até que um dia descobre coisas do seu passado, que o fazem questionar o seu casamento e que lhe pode custar a família que tanto ama. Será o amor capaz de superar tudo? Uma leitura que se lê em uma ou duas tardes, debaixo de uma sombrinha à beira da piscina.
Bertrand Editora
Verity, de Colleen Hoover
Se prefere romances que o deixem intrigado, Verity é o seu livro. Uma narrativa considerada por muitos como perturbadora, arrepiante, inesperada e inesquecível. O livro conta a história de Lowen, uma escritora que aceita terminar de escrever o livro de uma autora renomeada, Verity Crawford, que sofreu um acidente e a deixou incapacitada. Após aceitar o trabalho, Lowen muda-se para casa da autora e acaba por descobrir a sua autobiografia inacabada, onde confidência páginas e páginas de pormenores arrepiantes sobre as memórias relativas à morte da filha. De início, Lowen, que acabara por nutrir sentimentos pelo marido de Verity, esconde para si o manuscrito, mas após repensar decide que tem de o mostrar. Afinal, por mais dedicado que o marido lhe seja, uma verdade tão horrenda faria com que fosse impossível continuar a amá-la.
Um livro que aconselho a ler à noite e se possível num local sossegado para se deixar envolver pela narrativa.
Autora de títulos conhecidos como Isto Acaba Aqui, Amor Cruel e 9 de Novembro.
Topseller, 2020 Editora
O Meu Pé de Laranja Lima, José Mauro de Vasconcelos
Como não podia deixar de ser, tinha de sugerir este clássico da literatura brasileira que faz parte do Plano Nacional de Leitura. Embora as laranjas sejam da estação Outono, este livro é necessário todo o ano.
Uma história de ficção que nos muda, que nos torna mais humanos. Mostra o quão importante é a família no desenvolvimento de uma criança. O quanto se pode refletir nele a ausência de afecto e o amadurecimento precoce de um menino que só queria ser amado. Precisei parar algumas vezes esta leitura e abraçar o meu filho. A narrativa é dura, crua, mas linda! Este pode ler em qualquer lugar, desde que tenha um pacote de lenço consigo.
“ Eu nunca mais quero sair de perto de você, sabe? “
“Porquê?”
“Porque você é a melhor pessoa do mundo. Ninguém judia de mim quando estou perto de você e sinto um sol de felicidade dentro do meu coração.”
Fábula, 2020 Editora
Leituras para os pequenos:
Uma Aventura no Arco-Íris, de Liliana Rodrigues Brito
Se há livro que os pequenos vão adorar é a aventura colorida que dois primos fazem pelo arco-íris, junto dos simpáticos amigos de quatro patas que encontram pelo caminho.
A história tem como mensagem a importância da amizade e a empatia pelo outro. E para além de ser um livro muito colorido e bonito, é também interativo e didático, contando com ilustrações para pintarem e alguns exercícios simples para estimular e tornar a leitura mais divertida.
Idade recomendada: + 3 anos
Edição de Autor
O Novelo das Emoções, de Elizabete Neves
Um livro pequeno, de fácil leitura e interpretação, que transmite através das cores, as emoções às crianças.
A história fala sobre uma menina, a Marta, que andava muito baralhada porque não percebia o que sentia… até que o amigo Sukha a ajuda a decifrar cada uma das emoções que estão dentro dela. Como exemplo posso mencionar a cor azul, que na história é representada como tristeza através das lágrimas. As ligações entre as cores e as emoções está muito bem trabalhada.
Idade recomendada: + 3 anos
Porto Editora Kids
Um Dia na Vida de um Pum, um Pangolim e Outras Histórias Espantosas, de Mike Barfield
Esta novela gráfica fala sobre a vida na terra e é maravilhosa para as crianças levarem de férias! Só pelas inúmeras ilustrações já ficam entretidas, e se a isso juntarmos diversos factos curiosos sobre ciência e história melhor ainda. Até para graúdos este livro é interessante.
Como funciona o corpo humano? Como funciona o reino animal? Porque é que damos puns? São algumas das perguntas às quais terá respostas. Assim como mapas pertidos cheios de enigmas para descobrir. E o que é um pangolim? Eu só descobri neste livro. Ah, a capa é fenomenal!
Idade recomendada: + 7 anos
Penguin Random House, Booksmile, Penguin Kids
O desafio que lhe deixo agora é o de ir pesquisar online estes títulos ou correr até à livraria mais próxima e deixar-se encantar, tornando assim o seu verão mais enriquecedor.
Boas leituras!