Segundo os dados da Secretaria-geral da Educação e Ciência, Comissão do Plano Nacional de Leitura, estima-se que mundialmente a quota de mercado dos livros em papel seja de 78,7%. As previsões internacionais são de um crescimento constante até 2030.
Quando alguns vaticinaram que o avanço e desenvolvimento da era digital iria ditar, eventualmente, o fim do livro em papel, o que se comprova é, sem dúvida, o aumento sem precedentes para a venda de livros. Esta tendência vem materializar-se no setor do livro infantojuvenil, segundo dados e fonte da APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.
O poder das redes sociais, nomeadamente a plataforma do Tik Tok, é visto como uma das tendências impulsionadoras para a venda de livros em 2024 e, em consequência, fonte de receitas.
O Natal é o momento ideal para redescobrir o prazer da leitura, partilhar momentos únicos de histórias, de memórias que marcam, e os livros são um presente intemporal para todos os gostos.
Eis quatro sugestões de leitura de diversos géneros, que prometem enriquecer o espírito, estimular a mente e, claro, aquecer o coração:
1. Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf (Romance)
Este livro de Virginia Woolf, que há muito tempo tinha como uma referência na minha lista de leituras, oferece-nos um dos romances mais significativos do modernismo: “Mrs. Dalloway”. Esta história retrata e destaca momentos singulares na vida da personagem Clarissa Dalloway, as reflexões profundas sobre identidade, tempo e sociedade. Virginia Woolf entrelaça as histórias de personagens aparentemente desconexas, como Septimus Warren Smith, um veterano de guerra que luta com traumas psicológicos, criando uma narrativa comovente e introspetiva. Este livro é o presente perfeito para quem aprecia literatura rica em simbolismos e análises psicológicas.
2. Como Escrever, de Miguel Esteves Cardoso (Escrita)
Para aspirantes a escritores ou amantes das palavras, tal como eu, que procuramos evoluir na escrita, o livro “Como Escrever” é um guia indispensável de Miguel Esteves Cardoso, característico pelo seu humor corrosivo e inteligência conhecida, desconstrói o ato de escrever, tornando-o acessível e, simultaneamente, profundo. Cada capítulo é uma lição que desafia convenções e estimula a criatividade. A linguagem simples, mas assertiva do autor torna este livro um presente interessante e educativo para os curiosos da escrita.
3. Onde os uivos se tingem, de Cecília Barreira (Poesia)
Na categoria de poesia, a autora Cecília Barreira, infelizmente falecida este ano, oferece uma coletânea que é, ao mesmo tempo, visceral e delicada. “Onde os uivos se tingem” explora temas de melancolia, de natureza e introspeção com uma voz única e imagens poéticas marcantes. Para os leitores que encontram refúgio e beleza na poesia, esta obra é uma prenda intemporal, que os convida a uma experiência sensorial e emotiva.
4. A Livraria dos Pequenos Milagres, de Mónica Gutiérrez (Ficção)
Se a busca é por algo leve, mas cheio de encanto, “A Livraria dos Pequenos Milagres” é a escolha certa. A narrativa gira em torno de uma pequena livraria que se torna um refúgio para os seus clientes e, inesperadamente, para a protagonista.
A autora Mónica Gutiérrez combina humor, romance e uma pitada de magia, criando um ambiente acolhedor e ideal para este Natal. Uma história que lembra ao leitor a importância da literatura na vida quotidiana.
5. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie (Desenvolvimento Pessoal)
Para os mais práticos, “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” de Dale Carnegie é um clássico do desenvolvimento pessoal e, eu diria inclusivamente que é quase como uma “bíblia” intemporal pela forma como aborda o tema das relações interpessoais.
Este livro revolucionário ensina estratégias simples, mas eficazes, para melhorar as relações interpessoais e alcançar objetivos. As lições de Dale Carnegie, sustentadas por exemplos reais, são um guia valioso para profissionais e leitores que desejam melhorar as suas competências sociais e profissionais.
Cada um destes livros oferece algo único: introspeção, aprendizagem, emoção ou inspiração. Ao escolhê-los, estamos a oferecer muito mais do que papel e tinta — estamos a presentear momentos de reflexão, alegria e crescimento.
Como diria a escritora Emily Dickinson, “Um livro é como um barco para nos levar até terras distantes.”