fbpx
ImprensaSociedade

Transformação da informação

Todos os dias somos bombardeados com informação, desde a rádio, telejornal e jornais. Com a nova realidade que vivemos, somos sobressaltados com os números de casos de COVID-19 diários, recuperados, fim de negócios, nacionalizações, e sensibilização para reagir às novas regras sociais.

O jornalismo manteve-se a trabalhar infindavelmente, com o objetivo de conseguir informar a sociedade sobre todas as mudanças no Mundo. As redações adaptaram-se, desde implementação do lay-off, teletrabalho, e pagamento antecipado de publicidade institucional, por parte do Estado.

Um dos maiores entraves referidos por um inquérito aos jornalistas foi o aumento de informação falsa. E aqui é notado a importância do jornalismo numa sociedade. A necessidade que os portugueses passaram a ter em ouvir rádio, assistir ao telejornal e comprar o jornal. E confirmar a informação nos meios tradicionais, que já são habituais nos seus dias. Foi comprovado, que o jornalismo teve um papel fundamental para cumprimento do confinamento. O jornalismo terá sempre a capacidade de informar e formar um sociedade.

Ao mesmo tempo, o surgimento de novos projetos em Portugal é constante, com o objetivo de terem novos estatutos editoriais, pois uma parte da comunicação social continua a reger-se pela regra dos F’s. Já passaram mais de 45 anos e os temas do futebol continuam a ser os mais apelativos, a música com os mesmos representantes.

O jornalismo deverá ser sempre valorizado pela luta de informação fidedigna, real e verdadeira.

Mariana Sousa Lopes

Sou a Mariana, tenho 19 anos, estudo Ciências da Comunicação e ambiciono um dia trabalhar em jornalismo! Neste momento colaboro com a Revista Variações, Jornal Referência e Uniarea. Tenho uma paixão por arte, e acredito que o seu trabalho em uníssono com o jornalismo permite manter uma sociedade motivada, formada e informada. O Miguel Esteves Cardoso e o Miguel Sousa Tavares serão sempre inspirações para mim, e o Repórter Sombra permite-me sonhar que um dia faça um pouco o trabalho destas referência. Num espaço livre e criativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.
%d bloggers like this: