Substantivo masculino
Auxílio; ajuda ou assistência que se oferece a alguém em caso de um problema, dificuldade ou doença.
Auxílio na dificuldade ou doença. Como se pede ajuda para a linha 112, para o INEM ou até para o Ministério da Saúde? A quantidade de situações, ocorrências e episódios de falhas no socorro a denunciar continua a aumentar e sem fim á vista.
Mais uma guerra aberta, no governo, onde partidos acusam a tutela de falhas gravíssimas, sendo que, olhando para dedos de uma mão, já não chegam para contar os inquéritos abertos. Há quem aponte o dedo à triagem. Outros observam a falta de meios. Perante tudo isto e mais um par de situações, há quem exija a demissão.
Os inquéritos instaurados, para se apurar a responsabilidade das mortes, aparentemente por atraso na resposta de socorro, só poderão continuar, após a realização das autopsias e respetiva documentação inerente a toda a situação. Até aqui tudo bem, ou mal, porque há mortes a lamentar.
Então e as pessoas que perdem a vida nas salas de espera dos hospitais? As pessoas que perdem a vida nas imediações das unidades hospitalares?
Não é o serviço nacional de saúde que está mal e muito menos o Instituto Nacional de Emergência Médica, é, sim, esta espécie de empresa.
Quem decide, aceitou a pasta e começou a verificar cada separador, para se melhorar a resposta, o serviço, seja ele qual for. Será que verificou como se chegou a este ponto e chamou o seu antecessor como responsável? As criações de mecanismos de resposta apresentam falhas gravíssimas e não é de agora. A falha existe há muitos anos e está cada vez maior. Não é só uma questão de gestão, mas também de incompetência política.
Mortes atrás de mortes e só pensam na demissão de quem decide. Será que andam a ver a série Chicago Med e não conseguem constatar que o problema está enraizado no governo?
Provavelmente a tutela tem conhecimento do real problema, tanto que, no acidente de viação que envolveu a Ministra da Saúde, a mesma foi transportada para a unidade hospitalar, pelo carro que seguia na sua traseira. Vejam bem o que a senhora confia nos seus próprios serviços.
Senhora Ministra, isto não vai lá com Bem-u-ron ou Melhoral, porque isto está mesmo muito mal!